Rondônia

Publicado pelo governo de RO edital para contratação temporária de brigadistas estaduais

Rondônia

Os brigadistas vão reforçar o efetivo responsável pelo combate a incêndios florestais

O Edital nº 1/2024/CBM-COBCMD, publicado pelo governo do estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), nesta sexta-feira (27), abre 126 vagas para a contratação de brigadistas temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado. A iniciativa visa reforçar o efetivo responsável pelo combate a incêndios florestais, atuando de forma estratégica para garantir a segurança ambiental.

A ação faz parte das medidas que vêm sendo adotadas pelo governo de Rondônia para enfrentar os desafios decorrentes do aumento dos incêndios florestais, na maioria criminosos, e da crise climática que afeta o Brasil, em especial a Amazônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou que, “a publicação deste edital demonstra o compromisso do governo com a segurança ambiental e o bem-estar da população. Estamos reforçando a capacidade de resposta aos incêndios florestais, que têm se intensificado nos últimos meses devido às mudanças climáticas”.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressalta que, “os brigadistas contratados atuarão diretamente em missões de prevenção, controle e extinção de incêndios florestais em todo o estado, fortalecendo o trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar”.

PROCESSO SELETIVO

Serão contratados no total 126 brigadistas

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e as informações completas estão disponíveis no edital. Serão contratados no total 126 brigadistas, que atuarão em diferentes municípios do estado, como Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, entre outros. Os selecionados terão como missão a prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, além de atuar em ações de conscientização ambiental.

O processo seletivo será composto por análise curricular, teste de aptidão física e avaliação de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, seguindo um cronograma estabelecido no edital, com início imediato das atividades dos brigadistas, dada a situação emergencial do estado.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Recursos da Lei Paulo Gustavo beneficiam mais de 340 projetos em Rondônia: 150 já foram contemplados

Publicados

em

Com mais  de 340 projetos culturais foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em Rondônia. destes, 150 já receberam os recursos, e os demais proponentes serão pagos até o dia 14 de janeiro de 2025. Os editais da LPG, lançados em fevereiro de 2023, foram estruturados com o objetivo de fortalecer as políticas públicas culturais de Rondônia. Ao todo, foram publicados cinco editais, as inscrições ocorreram por meio de uma plataforma exclusiva para atender o edital da LPG. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) concluiu os empenhos necessários, permitindo o início da liberação dos valores.

Segundo o secretário interino da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a Lei Paulo Gustavo é mais do que um mecanismo de financiamento; é um instrumento que fortalece a identidade cultural de Rondônia e promove a valorização dos artistas locais. “Estamos comprometidos em garantir que os recursos sejam liberados de forma rápida e eficiente, permitindo que os projetos culturais saiam do papel e impactem positivamente na comunidade,” ressaltou. 

SOBRE A LEI PAULO  GUSTAVO 

Criada pela Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, a Lei Paulo Gustavo é uma resposta emergencial do Ministério da Cultura aos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Com um repasse nacional de R$ 3,8 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal, a legislação visa mitigar os impactos sofridos pelo setor cultural, garantindo que iniciativas artísticas continuem a florescer em um período de recuperação econômica e social.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA