TJ RO

Rondônia sediará III Encontro Nacional dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário  

TJ RO

Imagem mostra pessoas em auditorio de cotdas para a cãmera enquanto assistem falas de pessoas sentadas na mesa. refere-se ao segundo encontro dos GMFs, em 2019

Nos dias 8 e 9 de agosto, os representantes dos GMF’s, os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de todo o país se reunirão em Porto Velho, para o III Encontro Nacional dos GMF’s. Na abertura, no Teatro Guaporé, além da solenidade oficial, palestras e o lançamento do Manual de Fortalecimento dos GMFs, também haverá a apresentação do Grupo Teatral Bizarrus, em peça interpretada por reeducandos do sistema prisional de Rondônia.

Os GMF’s foram criados pelo Conselho Nacional de Justiça e integram a estrutura dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, tendo como escopo o monitoramento e a fiscalização dos sistemas prisional e socioeducativo locais. Esse encontro em Porto Velho visa não só a reunião dos gestores dos grupos, como a presença tanto dos (as) desembargadores (as) supervisores (as) e dos (as) magistrados (as) coordenadores (as) dos GMF’s de cada Estado. Pois essa promoção de um ambiente de discussões e debates, contribui para o fortalecimento institucional e a ampliação da capacidade de atuação dos GMF’s no campo penal e socioeducativo.

O Encontro é realizado em articulação do Programa Fazendo Justiça, das Nações Unidas e do CNJ, para promover o alinhamento em torno das questões críticas e propostas para sistema prisional e socioeducativo voltadas à racionalização do uso da pena privativa de liberdade, implantação de políticas de cidadania para pessoas privadas de liberdade e egressas. Os (as) magistrados (as) reunidos em Rondônia atuarão nos debates com o foco nas Ações e Eixos do Plano Pena Justa.

Programação

O III Encontro Nacional dos GMF’s está programado para iniciar às 14h, no Auditório do TJRO, com mesa de abertura oficial e fala de autoridades. A apresentação do Manual do GMF será feita pelo Juiz Auxiliar do CNJ e Coordenador do DMF, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi. Após, será realizada a apresentação e o lançamento dos mutirões carcerários de 2024. Ainda no primeiro dia do evento, no período noturno, haverá a apresentação do Espetáculo Teatral Bizarrus, no Teatro Guaporé, a partir das 20h.

O segundo dia do evento, será na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia com atividades como Painéis de boas práticas, reuniões de trabalho dos (as) Supervisores (as) e Coordenadores (as) dos GMF’s, além de uma visita institucional guiada à ACUDA para difundir e apresentar a todos os representantes dos GMF’s os trabalhos realizados pela instituição com apoio do TJRO.

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA