Rondônia

Rondônia supera número de participantes no Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade

Rondônia

De 2020 a 2024 o número de inscritos no Encceja PPL aumentou 126,7%, conforme INEP

Com 3.183 internos participando do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL), nos dias 29 e 30 de outubro, em todo o estado, Rondônia supera número de edições anteriores, e vem em uma crescente anual de participantes no Encceja PPL, que objetiva certificar os internos que alcançam nota mínima nos ensinos fundamental e médio.

Esse resultado é reflexo das ações de reinserção social por meio da educação, promovidas pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), executadas pela Gerência de Reinserção Social (Geres) através do Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu).

OPORTUNIDADE DE AVANÇOS

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, alcançar a certificação no exame garante a oportunidade de avançar para as próximas etapas de ensino, como inserção em cursos profissionalizantes e graduação superior, possibilitando, além da remição de pena por meio do estudo, como garante a Lei de Execução Penal (LEP), o aprendizado e prática de uma profissão para ser desenvolvida durante e após o cumprimento de pena.

PLANEJAMENTO ANUAL

O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, a cada ano o número de participantes aumenta devido ao planejamento anual do estado referente à educação no Sistema Prisional. “Nosso objetivo é que essa quantidade siga aumentando, e para que isso aconteça, todos os anos intensificamos os projetos de estudo e leitura, fomentando a prática dentro das unidades, a fim de que os reintegrandos consigam entender a importância da educação para viver uma vida economicamente estável.”

Os números são contabilizados desde 2017, e durante a aplicação conseguimos visualizar o crescimento do Sistema Prisional no que diz respeito à educação:

  • Edição 2017 – 549 inscritos;
  • Edição 2018 – 1.054 inscritos;
  • Edição 2019 – 1.232 inscritos;
  • Edição 2020 – 1.404 inscritos;
  • Edição 2021 – suspensa devido à pandemia da covid-19;
  • Edição 2022 – 2.169 inscritos;
  • Edição 2023 – 3.006 inscritos;
  • Edição 2024 – 3.183 inscritos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Governo de RO divulga calendário de pagamento para 2025, garantindo transparência e planejamento para servidores

Publicados

em

O primeiro pagamento de 2025 será destinado aos aposentados e pensionistas do Iperon, marcado para o dia 24 de janeiro; aos servidores ativos, o pagamento será dia 31 de janeiro

O governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), a Portaria nº 8.638 com o calendário anual de pagamento para o ano de 2025, contemplando as datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas. O cronograma inclui também, as datas de liberação das duas parcelas do 13º salário, em um esforço que reflete o compromisso da administração estadual com a valorização e o planejamento financeiro dos servidores.

Os cronogramas incluem as duas parcelas do 13º salário

O planejamento do calendário é resultado do trabalho integrado entre a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Para os aposentados e pensionistas, o processo é realizado pela Segep em conjunto com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon).

Para o vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a medida fortalece a transparência e responsabilidade fiscal. “O calendário foi planejado conforme as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal, para garantir clareza e previsibilidade aos servidores e contribuindo para uma gestão eficiente e transparente”, enfatizou.

Conforme o cronograma divulgado, o primeiro pagamento de 2025 será destinado aos aposentados e pensionistas do Iperon, marcado para o dia 24 de janeiro. Para os servidores ativos, o pagamento será realizado em 31 de janeiro.

O superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, destacou a importância de oferecer previsibilidade aos servidores. “A divulgação antecipada das datas de pagamento permite ao servidor planejar sua vida pessoal com mais tranquilidade e segurança”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA