TJ RO
TJRO divulga documentário: “Famílias Acolhedoras: o acolhimento é temporário, mas o amor é para sempre”
TJ RO
As sutilezas do olhar. O sorriso contido pelas lembranças de uma infância que ainda é sonhada. Os registros de desejos e vontades simples, brincadeiras limitadas pela institucionalização e pela ausência de uma referência de lar, de família, de amor compartilhado. A realidade dos unidades acolhedoras onde as crianças que estão à espera de adoção ou por algum motivo foram afastadas dos pais ou responsáveis é o cenário de uma produção audiovisual da Justiça de Rondônia, que busca estimular a participação no projeto Família Acolhedora, por meio do qual essas crianças e a adolescentes passam a viver uma casa até que o Judiciário define sua situação definitiva. O programa precisa de mais voluntários e também de expansão para mais municípios de Rondônia, já que foi regulamentado em apenas duas cidades.
A Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia publicou em seu canal no youtube o documentário: “Famílias Acolhedoras: o acolhimento é temporário, mas o amor é para sempre”. O documentário retrata a realidade de crianças e adolescentes que moram em abrigos à espera de uma família, ou que aguardam retornarem a sua família de origem, além de retratar as histórias das famílias que acolhem temporariamente essas crianças.
O juiz Flávio Henrique de Melo, ressalta que atualmente, 186 crianças e adolescentes estão vivendo em abrigos institucionais em Rondônia, e, somente 10 crianças estão em famílias acolhedoras. Dos 52 municípios de todo o Estado, apenas Porto Velho e Ji-Paraná aderiram ao Serviço de Família Acolhedora. “Essa é uma realidade que precisa ser mudada. O objetivo deste documentário é incentivar que mais famílias conheçam o serviço e participe”, pontuou.
Com direção e produção da jornalista da CCOM do TJRO, Ana Carolina Gouveia Cardoso, o documentário busca apresentar a realidade da institucionalização das crianças e adolescentes. Para isso, a jornalista visitou os abrigos Lar do Bebê, Casa Moradia, Casa Lar, e entrevistou os profissionais que vivenciam a rotina dos abrigos. “Elas existem, que não são apenas números e essas crianças também têm voz. Uma voz que traz marcas de sofrimento, de dor e da luta para ter o básico, que é um lar”, destacou a jornalista.
O documentário foi exibido no dia 13 de março, durante o lançamento da campanha sobre Famílias Acolhedoras da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho. Um auditório repleto, com mais de 150 participantes, incluindo autoridades municipais, profissionais de diversas áreas e famílias já engajadas no acolhimento se emocionaram assistindo ao vídeo.
A mensagem da produção audiovisual é clara: prefeitos e vereadores, façam leis para regulamentar em suas cidades a Família Acolhedora e tirar as crianças dos abrigos! Atualmente, apenas Porto Velho e Ji-Paraná têm o serviço regulamentado por legislação municipal.
Vale a pena conferir:
https://www.youtube.com/watch?v=st_PG3g6Ux4
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
Fórum de Presidente Médici comunica suspensão no atendimento presencial nesta quinta-feira (2/1)
A Comarca de Presidente Médici informa à comunidade local e região que o atendimento presencial no fórum está suspenso nesta quinta-feira (2), pois, desde 1º de janeiro de 2025, o prédio está sem energia elétrica na rede estabilizada. Por conta disso, os computadores e rede de internet estão inoperantes.
Todos os procedimentos necessários para solução da questão já foram realizados para que o atendimento presencial seja retomado o mais breve possível. Contudo, o atendimento à população nesse período de recesso forense (até dia 06/01/2025), das 8h às 12h, pode ser feito pelos canais digitais ou pelo plantão judiciário?
(69) 4020-2246 Geral da Comarca
Central de Atendimento da Comarca de Presidente Médici
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balcão virtual: https://meet.google.com/ccu-eieh-arf
(69) 3309-8171 Telefone/WhatsApp
Plantão forense:
Email da Vara: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Magistrado de plantão: Vinicius de Almeida Ferreira
Servidor de plantão: Weliton Ferreira de Melo (69) 98405-1342
Oficiais de Justiça:
Sabrina Corona Butzke
(69)99284-4065
Ji-Paraná
Amauri Celso Koike
(69)99318-7997
Presidente Médici
Henrique Alves de Jesus
(69)98423-8514
Alvorada do Oeste
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia5 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Famosos7 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Polícia7 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia