Saúde
10 sinais do infarto que você provavelmente desconhece
Saúde
Muitas vidas podem ser salvas se os sintomas do infarto fossem rapidamente identificados
Dor no peito e formigamento no braço esquerdo são os sintomas clássicos do infarto, mas o coração dá outros sinais que não podem ser ignorados. Infelizmente por total falta de conhecimento cerca de 100 mil mortes por infarto são registradas anualmente no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
Muitas dessas vidas poderiam ser salvas se os sintomas do infarto fossem rapidamente identificados e a busca por socorro conseguida em um curto espaço de tempo. Frequentemente os pacientes negligenciam os sintomas de infarto, desta forma, levando a uma demora na procura para receber o atendimento adequado. Melhorar esse cenário e reduzir mortes por infarto não é só o tema da Campanha Coração Alerta, mas uma atitude para todos nós.
Segundo o cardiologista intervencionista e membro titular da SBHCI, Dr. Rodrigo Esper, reconhecer os sintomas do infarto é extremamente importante. “Cada segundo economizado no socorro de um infartado é válido. Tempo é músculo e quando o coração infarta, as sequelas podem se tornar cada vez mais graves e o paciente pode chegar a óbito caso não receba o tratamento a tempo”, revela Dr. Esper.
Afinal quais são os outros sintomas que precisam ser reconhecidos e propagados? Como buscar socorro? O que dizer ao chegar ao pronto socorro com os sintomas citados? A Campanha Coração Alerta preparou uma lista com os 10 principais sinais de infarto. Confira:
1. Dor no peito;
2. Qualquer dor forte acima do umbigo;
3. Dor nos braços, principalmente o esquerdo;
4. Dores nas costas e pescoço;
5. Dor na mandíbula;
6. Suor excessivo;
7. Náuseas e vômitos;
8. Palidez;
9. Falta de Ar;
10. Sensação de desmaio.
Como ajudar alguém com os sintomas do infarto:
Caso você esteja ao lado de alguém que com esses sintomas seja rápido, procure socorro e acione o 193. Enquanto a ajuda médica não vem, procure agir da seguinte forma:
Tranquilizar e manter a vítima aquecida;
Salvo orientações médicas, não ofereça nada de comer ou beber. Se a pessoa não apresentar dificuldades para engolir e não ser alérgica, de para ela um comprimido de aspirina, que isso ajuda a prevenir coágulos sanguíneos;
Caso a vítima desmaie cheque sua respiração e pulsação. Se vítima não apresentar sinais vitais, inicie imediatamente os procedimentos de recuperação cardiopulmonar (massagem cardíaca) e chame o serviço de emergência.
Caso a vítima seja você
Tossir com força, profunda e prolongadamente, várias vezes. Não se esqueça de inspirar antes tossir;
Chamar alguém que possa prestar socorro;
Procure ajuda para rápido transporte a um hospital.
Saúde
Casais revelam fetiches mais populares de 2024, de acordo com pesquisa do Bumble
Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo
Assim, uma nova pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Bumble com 4 mil pessoas indicou que correntes e chicotes não excitam mais as pessoas. Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo.
O segundo fetiche mais escolhido foi ter relações na sacada do apartamento, considerado ao ar livre. Já o terceiro, foi fazer sexo enquanto jogavam videogame. E na quarta posição está acordar um ao outro com sexo oral. Uma tara pouco conhecida surgiu em quinto lugar: muitos afirmaram que malhar juntos nus funcionava bem como um “pré-aquecimento”.
A pesquisa revelou que geração atual prefere uma abordagem mais calma e dócil do sexo. Dentre as atividades sexuais escolhidas, por exemplo, o carinho ficou em primeiro lugar. Outros mimos também foram citados: incluindo dias spa em casa, “ficar na banheira de um hotel com uma vista incrível” e sexo no chuveiro.
Quanto a brinquedos sexuais, apenas 43% dos entrevistados da geração Z disseram que estariam abertos a isso. Em comparação, 54% daqueles das gerações mais antigas afirmaram usar algum tipo de apetrecho para apimentar as experiências no quarto.
POSIÇÕES FAVORITAS
No geral, as posições sexuais favoritas dos casais foram: ajoelhado (74%), cara a cara (72%), ângulo reto (70%), cowgirl (59%) e sexo oral (56%). Já as menos populares escolhidas foram cachorrinho (53%), sessenta e nove (52%) e anal (50%).
Outro detalhe mencionado pela pesquisa é que a geração Z apresenta duas vezes mais probabilidade de escolher a posição “missionário” como a preferida, em comparação aos usuários da geração Y e da geração X.
Fonte: O Globo
-
Polícia7 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia7 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia7 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Rondônia7 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 16 a 20 de dezembro
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho