Agronegócio

Ações de tecnologia e gestão rural serão destaques do Senar-RS na Fenasoja

Agronegócio


Carro-chefe da produção de grãos no Estado, a soja vive um momento de adversidade em função das perdas geradas pela seca. Períodos como esses reforçam a necessidade de o agronegócio buscar o que há de mais moderno e inovador para melhorar a produtividade. É com essa missão que a 23ª Fenasoja abre as portas do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, de 28 de abril a 8 de maio.

A maior feira multissetorial do Rio Grande do Sul é reconhecida por fomentar tecnologia e negócios na região noroeste, com amplo foco na agricultura e na pecuária. Por isso, mais uma vez o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) será parceiro do evento, que em sua última edição atraiu 202 mil visitantes.

Como objetivo de bem receber o produtor rural, a instituição montará, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, uma estrutura de 100m² anexa a sua Unidade Móvel. No local, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre as atividades desenvolvidas pelo Senar-RS e, até encaminhar sua participação.

É o caso da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O estande reservará um espaço no qual especialistas da instituição vão explicar aos visitantes como funciona a iniciativa, metodologias aplicadas, cadeias produtivas atendidas e o público-alvo. Em um totem digital, os interessados poderão assistir vídeos com depoimentos de produtores atendidos e, também, se inscrever para receber assistência técnica em sua propriedade.

Uso de drones

Ferramenta com popularidade crescente no meio agrícola, o drone volta a ser tema  de oficinas no evento. O Senar-RS oferecerá três minicursos diários com duração média de 30 minutos. Nesse período, um instrutor abordará as funcionalidades desse equipamento, como coleta de imagens aéreas para acompanhamento de lavouras e rebanhos, por exemplo.

No curso, o produtor ainda receberá instruções sobre pilotagem segura, noções de captação de imagem e uma demonstração de voo do drone. Interessados podem se inscrever gratuitamente no local.

OFICINA DE DRONE NA FENASOJA

Quando: 28 de abril a 8 de maio
Horários:
10h30min, 14h e 15h
Onde:
Espaço Senar-RS, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson (Av. Benvenuto de Conti, 604-666, Glória, Santa Rosa)
Inscrições:
no local

*Reprodução permitida desde que atribuídos créditos à Ascom/Padrinho Conteúdo

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Seagro faz balanço positivo do agronegócio em 2024

Publicados

em

Em 2024, o Tocantins alcançou marcos históricos na produção de grãos e na pecuária, sendo responsável por uma produção recorde de milho, arroz e soja, e com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) o estado alcançou marcos relevantes, posicionando-se entre os maiores produtores de milho, arroz e soja no Brasil. A pecuária também obteve crescimento expressivo, com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.Tudo isso é reflexo de um trabalho contínuo, focado em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, inovação e, acima de tudo, o fortalecimento da agricultura familiar.

A agropecuária tocantinense é movida por um solo fértil, uma localização estratégica e uma integração cada vez maior de novas tecnologias, que impulsionam a produção de alimentos e fortalecem cadeias produtivas como a pecuária, o etanol e a fruticultura. O estado, que é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil, também possui grande potencial para se tornar um grande centro de produção de sementes de soja, consolidando sua importância no cenário nacional.

Em 2024, o Governo do Tocantins, em parceria com empresas como a Suzano, deu um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar com o lançamento do projeto “Pão da Terra de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Extrativismo”. O projeto, que visa modernizar práticas agrícolas e ampliar a produção, beneficia inicialmente 500 agricultores em oito municípios. Com isso, a produção de mandioca e a multiplicação de manivas-sementes ganham destaque, contribuindo para a inclusão de mais famílias no processo produtivo.

A pecuária do estado também não ficou para trás. Com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado, o Tocantins ocupa o 10º lugar no Brasil e o 3º lugar na Região Norte. A modernização do setor é promovida pelo programa “Mais Genética Tocantins”, que tem se mostrado fundamental para a melhoria da competitividade e sustentabilidade da pecuária, garantindo a qualidade do rebanho e posicionando o estado como um exportador de carne bovina para mercados exigentes como China e Hong Kong.

Além das vitórias no campo, o Tocantins também se destaca na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. A 1ª Rota da Fruticultura, realizada em outubro de 2024, percorreu municípios como Dianópolis, Miracema e Tocantinópolis, com foco na produção de frutas como abacaxi, banana, cacau e manga. O evento promoveu a troca de experiências entre produtores e agroindústrias, incentivando a diversificação da produção agrícola e ampliando a competitividade do setor.

Com um ano de 2024 repleto de resultados positivos, o Tocantins continua se consolidando como um polo de crescimento sustentável no agronegócio. A combinação de solos férteis, políticas públicas eficazes e uma estratégia voltada para a inovação tem atraído novos investidores para o estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população rural e urbana. O Tocantins é um exemplo claro de como o agronegócio pode ser um motor de crescimento econômico, sustentável e inclusivo para todo o Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA