TJ RO

Agência especializada em linguagem simples destaca atuação de magistrado do TJRO

TJ RO

Ilustração mostra foto do juiz em destaque com informações sobre a entrevista

O juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi destaque em publicação nacional por sua atuação em prol da linguagem simples no Judiciário. O magistrado, que se dedica a tornar os textos jurídicos mais acessíveis, foi entrevistado pela Agência Clara e Simples na série “Quem simplifica, comunica”.

O juiz  Amaral já era um entusiasta da linguagem simples antes mesmo do tema ganhar destaque com a Recomendação Nº 144 do CNJ e o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A agência destacou iniciativas do magistrado, como o glossário simples de movimentos processuais, disponível na página do TJRO.

O glossário é resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, oferecido pela Escola da Magistratura, onde o juiz é professor, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia. A ferramenta foi desenvolvida a partir da tabela de Movimentos Processuais do CNJ, utilizando os conceitos de linguagem simples, também conhecida como linguagem clara ou linguagem cidadã.

Confira a entrevista completa

Conheça o Glossário “Como anda o processo”

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA