Rondônia

Campanha itinerante intensifica coleta de sangue nos municípios de Cerejeiras e Jaru, neste final de semana

Rondônia

Desde o início do ano, o governo do estado vem promovendo ações itinerantes em diversas cidades, incentivando doadores e atraindo um novo público

O governo de Rondônia está intensificando diversas ações para evitar o desabastecimento de sangue na hemorrede estadual, com o projeto Fhemeron Itinerante, que chega nos dias 8 e 9 de novembro, em Cerejeiras e Jaru. Com uma equipe de técnicos designada para organizar a mobilização, uma estrutura semelhante a um hemocentro está sendo preparada em pontos estratégicos, onde o atendimento será prestado ao público.

Todas as ações são coordenadas pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), que desde o início deste ano vem promovendo coletas externas e realizando campanhas em várias cidades rondonienses, a fim de incentivar pessoas que já são doadoras para atrair um novo público que queira desenvolver a experiência de doador.

ENDEREÇOS DISPONÍVEIS:

  • Cerejeiras
    Data: 8/11 das 13h às 19h – 9/11 das 8h às 16h
    Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Anísia Borges do Valle, Rua Rondônia, nº 2.307, Bairro: Jardim São Paulo
  • Jaru
    Data: 8/11 das 8h às 20h – 9/11 das 8h às 16h
    Local: Centro Especializado de Saúde da Mulher, na Rua Sebastião Cabral de Souza, n° 2.026, Setor 4

Segundo a Fhemeron, uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que esse reconhecimento é essencial para garantir que, os serviços que demandam transfusões e cirurgias realizadas em unidades públicas e privadas no estado não sejam prejudicados. “É direito da população ter acesso à assistência à saúde com dignidade na estrutura oferecida, e o governo intensificou a demanda imbuída aos bancos de sangue, que são os mais procurados nessa área. Nesta edição do projeto, desejamos mais cidadãos comprometidos a contribuir para manutenção desse importante setor”.

O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, lembra que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, ou seja, há uma necessidade constante de repor os estoques. “Antes de doar de fato, a pessoa precisa passar pelos critérios estabelecidos no procedimento, como cadastro, triagem e, finalmente, doação com o técnico. Necessitamos da união de todos os cidadãos nesta iniciativa que tem nos fortalecidos sempre”, evidenciou.

COMO DOAR?
A Fhemeron orienta quanto à importância da população conhecer os critérios estabelecidos para participar do procedimento. As regras são as seguintes:

  • Estar bem de saúde e alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).

FIM DE ANO

Campanhas de doação são intensificadas no final de ano, para evitar o desabastecimento na hemorrede

No final de ano, é necessário reforçar, ainda mais, os estoques nos hemocentros, considerando as ocorrências de acidentes de trânsito que podem ser cada vez maiores, neste período, inclusive situações emergenciais, como cirurgias eletivas nas quais podem ocorrer. Por isso, as coletas diretamente nos municípios continuam sendo uma das estratégias para atrair doadores, além de disposição das unidades de hemocentro à população.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA

Publicados

em

Karyn Cecília integra um grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, como soluções para os desafios climáticos 

A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.

Karyn Cecília é aluna da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Rolim de Moura

Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.

Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”

A jovem estava acompanhada dos pais durante embarque

Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”

INTERCÂMBIO

O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração  nos Estados Unidos  para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas  respectivas  comunidades  pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança  e espírito empreendedor.

O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:

  • Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
  • Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
  • Reuniões com representantes do governo norte-americano;
  • Apresentações sobre o Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA