Rondônia

Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” fortalece turismo e valorização ambiental

Rondônia

Evento reuniu pescadores esportivos e amantes da natureza em uma competição que valorizou a preservação ambiental e o turismo local

O Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” aconteceu ao longo de quatro etapas em outubro e novembro de 2024, percorrendo as cidades de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Guajará-Mirim. Em cada local, o evento, promovido pelo governo de Rondônia, reuniu pescadores esportivos e amantes da natureza em uma competição que valorizou a preservação ambiental e o turismo. Com mais de mil participantes distribuídos em equipes, o Campeonato atraiu milhares de visitantes e movimentou as economias locais, com o grande fluxo de turistas e espectadores.

Organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o evento foi pensado para incentivar o turismo sustentável e promover a integração regional. Além das competições, o campeonato incluiu atividades de conscientização ambiental e exposições culturais, reforçando o empenho do governo com o desenvolvimento de um turismo que respeite e valorize os recursos naturais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu o sucesso do campeonato. “O ‘Gigantes de Rondônia’ é uma vitrine do que o estado tem de melhor, unindo esporte, preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Cada cidade foi beneficiada com o fluxo turístico, gerando impactos significativos no comércio local. Esse é um projeto que reforça o trabalho desenvolvido pela gestão estadual para fazer de Rondônia, um destino turístico referência.”

ENCERRAMENTO NA FRONTEIRA

A última etapa do circuito, realizada nos dias 2 e 3 de novembro em Guajará-Mirim, trouxe uma emocionante disputa entre equipes. Na classificação final, a equipe Mandí, de Guajará-Mirim, ficou em 1° lugar com 1.722 pontos, seguida pelas equipes de Nova Mamoré: ‘Fazenda 2 Irmãos’, em 2° lugar com 1.632 pontos, e ‘Agora Eu Pego’, que garantiu a 3ª colocação, com 1.320 pontos. O evento marcou o encerramento da temporada com um grande público acompanhando a premiação, que incluiu troféus e embarcações.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, destacou a satisfação com os resultados da competição. “O ‘Gigantes de Rondônia’ superou nossas expectativas em cada etapa, com alta adesão das equipes e uma presença de público extraordinária. O campeonato reforça o potencial de Rondônia como destino turístico, promovendo o nome do estado e a importância da preservação ambiental.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA