Rondônia

Chama no WhatsApp: troca de mensagens com Procon ajuda na proteção de direitos dos consumidores em Rondônia

Rondônia

Com a comunicação pelo aplicativo, o atendimento é mais rápido e gera mais comodidade ao público

Ninguém quer que suas compras e serviços contratados se transformem em uma verdadeira ‘‘dor de cabeça’’ e prejuízo, e é por isso que o governo de Rondônia disponibiliza canais de comunicação como WhatsApp do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) para transformar as interações em ajuda aos consumidores. O Procon-RO mantém contato direto por meio do WhatsApp (69) 98491-2986. O atendimento no canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. As solicitações dos consumidores são respondidas conforme ordem de chegada, garantindo um atendimento organizado e eficiente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a troca de mensagens instantâneas pelo aplicativo gera mais comodidade ao público, transparência e acessibilidade. “O governo está se tornando, cada vez mais, digital. Queremos que a população aproveite ao máximo os serviços mais ágeis e sem burocracia”, salientou.

O coordenador interino do Procon-RO, Leonardo Vieira, ressaltou que, WhatsApp do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor é uma ferramenta fundamental para oferecer  um atendimento rápido e eficiente na proteção dos direitos dos consumidores.

SERVIÇOS

Por meio desse canal, os usuários podem obter informações sobre:

  • Como formalizar reclamações;
  • Quais documentos são necessários;
  • Procedimentos a serem seguidos e os prazos envolvidos;
  • Esclarecimento de dúvidas em tempo real; e
  • Orientações personalizadas sobre seus casos.

O WhatsApp do Procon-RO é utilizado para dar continuidade aos atendimentos online, como verificar a resposta da empresa e o fornecimento de documentos complementares. As interações mais populares são referentes a problemas com compras e produtos; serviços de telefonia e internet; concessionárias de água e energia; e instituições bancárias. Inclusive, esse contato mais próximo com o cidadão, deu origem às operações, a exemplo de fiscalizações em postos de gasolina e clínicas de estética.

Além disso, o Procon-RO recebe reclamações pelo endereço eletrônico procon.ro.gov.br e faz esclarecimentos através do 151. Também é possível interação via WhatsApp com as unidades do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor presentes nos demais municípios.

LISTA DE CONTATOS:

  • Ariquemes – (69) 3212-9915
  • Rolim de Moura – (69) 99356-2807
  • Vilhena – (69) 3212-9917
  • Guajará-Mirim – (69) 3212-9918
  • Ouro Preto do Oeste – (69) 99291-7788
  • Ji-Paraná – (69) 99283-3226
  • Ministro Andreazza – (69) 3448-2392
  • Espigão do Oeste – (69) 99929-2124
  • Cacoal – (69) 3443-8004
  • Pimenta Bueno – (69) 98156-2763
  • Alta Floresta d’ Oeste – (69) 99982-3456

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Importância da utilização dos dispositivos de segurança para crianças em veículos é intensificada pelo governo de RO

Publicados

em

O transporte de bebês e crianças em automóveis requer atenção, especialmente, no período de férias escolares e viagens

O governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação e fiscalização para reduzir sinistros envolvendo crianças, por meio da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Segundo a Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) do Detran-RO, em 2023, foram registradas 1.490 mil autuações em Rondônia por transporte de crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. Em 2024, o número diminuiu para 1.161 mil registros, com dados atualizados até 4 de dezembro, apontando uma queda de 22,08%.

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), orienta que crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Apesar da referência de 10 anos de idade, já com sete anos e meio, a criança que tenha atingido a altura mínima, pode ser transportada apenas com o cinto de segurança do veículo. O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura infração gravíssima, com multa e medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Tipos de assentos para transporte de crianças de acordo com CTB/Contran:

 

Até 1 ano de idade ou 13kg

 

1-4 anos, ou de 9 a 18 kg

4-7 anos e meio, ou de 15 a 36 kg e até 1,45 metro 7 anos e meio ou igual a 10 anos, com mais de 1,45 metro
Equipamento: “bebê conforto ou conversível” Equipamento: “cadeirinha” Equipamento: “assento de elevação” Cinto de segurança do veículo

Conforme Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são isentos ao uso dos equipamentos de retenção, os veículos de transporte coletivo de passageiros, de aluguel, de transporte remunerado individual de passageiros como táxis e aplicativos, os veículos escolares e demais automotores com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações fiscalizadoras e educativas realizadas pela Autarquia são de alta eficiência para redução dos riscos de sinistros com crianças.”

AÇÕES EDUCATIVAS 

Além da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, entre as principais ações educativas realizadas no período de festas de final de ano e férias estão a “Calma, Vai de Boa!”; “Álcool x Direção”; “Respeite o Meu Espaço”; e “Sua Vida Vale Mais”. As atividades têm finalidades diversas e pontuais, mas todas com o objetivo de salvar vidas. As operações de fiscalização como “Quatro Rodas, Uma Só Vida”; “Convencional”; “Lei Seca”; entre outras, também atuam na esfera de inspeção, a fim de sanar a infração e salvar vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA