Rondônia

Comunidade escolar de Guajará-Mirim comemora implantação de Colégio Tiradentes da Polícia Militar na cidade

Rondônia


Aniversário de instalação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X em Guajará-Mirim é comemorado

A direção do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM X), em Guajará-Mirim, realizou na última semana a solenidade em comemoração ao segundo ano de criação e o primeiro ano de funcionamento da unidade de ensino. O evento aconteceu na quadra da escola localizada à Avenida 1º de Maio, 3520, Bairro 10 de Abril, sendo prestigiado pelos profissionais que compõem hoje o quadro do colégio, incluindo policiais militares e os pais. Na ocasião foram entoados pelos 925 alunos do Colégio Tiradentes, os hinos Nacional, de Rondônia e da Polícia Militar (PM).

O diretor do colégio, capitão PM Felipe Fernandes Cota de Araújo, agradecer aos pais pela confiança por acreditarem, considerado por ele, um projeto audacioso. “Tudo isso é possível primeiro, pela graça de Deus, que colocou as pessoas corretas, dedicadas e determinadas para que esse projeto de fato funcione. Estou certo, observando nosso corpo de alunos, que teremos aqui cidadãos respeitadores das leis e que tenham desenvolvido seu potencial e isso certamente refletirá em Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia e na nossa nação brasileira”, pontuou.

Pais e autoridades civis e militares prestigiaram evento

“É com a grande emoção e motivação que vemos nascer e o sucesso do Colégio Tiradentes em Guajará-Mirim. É motivo de honra, mas não paramos por aí, o Governo acabou de implantar no município uma Escola Cívico-Militar, Irmã Maria Celeste. Serão agora duas escolas de excelência na Educação, e hoje não comemoramos só um aniversário, mais um marco de vitória. É a transformação de parte da comunidade de nosso município”, declarou o secretário executivo regional da Casa Civil em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Flávio Derzete da Mota.

Com 26 anos de serviço na Rede Estadual de Ensino, o professor Charliton Edson Gomes Brito, falou sobre a satisfação em trabalhar num colégio militar, sendo uma experiência inédita na carreira e comentou sobre a liberdade de atuação do corpo docente. “A credibilidade que temos e podermos executar nosso trabalho à vontade, além da segurança, o compromisso, a ética e profissionalismo aqui é fantástico. Temos de certa maneira a liberdade de nos expressar, diferente do que muita gente pensa que é um colégio ditatorial, na verdade na prática não funciona assim. Temos regras, sim, mas diferente de outras escolas aqui elas são cumpridas e com um ensino de excelência no aprendizado e no conhecimento”.

Durante a solenidade ocorreu a promoção do 3º Sargento PM Leogildo Barbosa Lucas para 2º Sargento da PM.

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO

No dia 17 de fevereiro de 2020 o Governo do Estado assinou os decretos de criação de cinco unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) no Estado de Rondônia, transformando escolas estaduais em colégios militares, dentre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alkindar Brasil de Arouca, em Guajará-Mirim, que passou a ser Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade X, sendo a 10ª escola no Estado.

Devido ao avanço da pandemia em Rondônia, em meados de março de 2020, a ativação do colégio militar no município, devido as restrições sanitárias impostas a toda comunidade.

No ano de 2021 ocorreu de fato a ativação do CTPM X, mesmo que forma remota e obediência ao protocolo sanitário para reduzir o impacto causado pela pandemia no processo do ensino de aprendizagem dos alunos. Um desafio para toda a comunidade escolar, que foi superado pela união, comprometimento e perseverança dos envolvidos. Em 2022 o CTPM X completa o segundo ano de existência, no modelo cívico- militar.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA

Publicados

em

Karyn Cecília integra um grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, como soluções para os desafios climáticos 

A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.

Karyn Cecília é aluna da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Rolim de Moura

Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.

Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”

A jovem estava acompanhada dos pais durante embarque

Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”

INTERCÂMBIO

O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração  nos Estados Unidos  para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas  respectivas  comunidades  pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança  e espírito empreendedor.

O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:

  • Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
  • Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
  • Reuniões com representantes do governo norte-americano;
  • Apresentações sobre o Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA