Rondônia

Conscientização sobre crise hídrica é tema de palestra para estudantes, em Ji-Paraná

Rondônia

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de captação e tratamento da água

Com o intuito de evidenciar para os estudantes a importância da conscientização sobre a crise hídrica que tem afetado o estado, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) participou de uma Feira de Ciências, realizada no dia 12 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalves Dias, no município de Ji-Paraná.

Para apresentar informações aos alunos, a química da Coordenadoria Estratégica de Operações Sul (Ceos), Joelma Ferreira da Silva, esteve com o técnico de sistema de saneamento, Aparecido Juvencio, abordando o tratamento de água e os impactos da crise hídrica, explicando como a Caerd administra o tratamento da água, os processos envolvidos e a importância da preservação do recurso.

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Além de abordar a operação da Caerd, a química da Ceos trouxe à tona a realidade da crise hídrica enfrentada na região e as medidas que a Companhia tem adotado para mitigar os problemas associados. Com uma abordagem clara e educativa, a palestra ofereceu uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados e as estratégias implementadas para assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de água.

“Participar da Feira de Ciências foi uma oportunidade valiosa para interagir diretamente com a comunidade escolar, e explicar como o tratamento de água é fundamental para garantir um abastecimento seguro e sustentável. A crise hídrica é um desafio global, e é essencial que todos nós, como cidadãos, entendamos nosso papel na preservação dos recursos hídricos. A Caerd está empenhada em encontrar soluções e compartilhar conhecimentos para enfrentar essa crise, garantindo um futuro melhor para todos”, destacou Joelma Ferreira.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também se manifestou sobre a importância da conscientização. “Iniciativas como essa são fundamentais para educar as novas gerações sobre a importância da água. A crise hídrica que enfrentamos exige a colaboração de todos. Precisamos ensinar nossos jovens a valorizar e preservar esse recurso vital, que é a base da vida. Somente através da conscientização e do engajamento de todos, conseguiremos superar os desafios e construir um futuro sustentável para o nosso estado.”

GESTÃO CONSCIENTE 

A participação da Caerd no evento foi um momento oportuno para estreitar o relacionamento com a comunidade escolar e reforçar a importância da gestão consciente da água. A troca de informações e a interação com os alunos e pais ajudaram a sensibilizar o público sobre a relevância das práticas sustentáveis, além da necessidade de colaboração de todos na preservação dos recursos hídricos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Importância da utilização dos dispositivos de segurança para crianças em veículos é intensificada pelo governo de RO

Publicados

em

O transporte de bebês e crianças em automóveis requer atenção, especialmente, no período de férias escolares e viagens

O governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação e fiscalização para reduzir sinistros envolvendo crianças, por meio da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Segundo a Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) do Detran-RO, em 2023, foram registradas 1.490 mil autuações em Rondônia por transporte de crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. Em 2024, o número diminuiu para 1.161 mil registros, com dados atualizados até 4 de dezembro, apontando uma queda de 22,08%.

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), orienta que crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Apesar da referência de 10 anos de idade, já com sete anos e meio, a criança que tenha atingido a altura mínima, pode ser transportada apenas com o cinto de segurança do veículo. O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura infração gravíssima, com multa e medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Tipos de assentos para transporte de crianças de acordo com CTB/Contran:

 

Até 1 ano de idade ou 13kg

 

1-4 anos, ou de 9 a 18 kg

4-7 anos e meio, ou de 15 a 36 kg e até 1,45 metro 7 anos e meio ou igual a 10 anos, com mais de 1,45 metro
Equipamento: “bebê conforto ou conversível” Equipamento: “cadeirinha” Equipamento: “assento de elevação” Cinto de segurança do veículo

Conforme Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são isentos ao uso dos equipamentos de retenção, os veículos de transporte coletivo de passageiros, de aluguel, de transporte remunerado individual de passageiros como táxis e aplicativos, os veículos escolares e demais automotores com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações fiscalizadoras e educativas realizadas pela Autarquia são de alta eficiência para redução dos riscos de sinistros com crianças.”

AÇÕES EDUCATIVAS 

Além da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, entre as principais ações educativas realizadas no período de festas de final de ano e férias estão a “Calma, Vai de Boa!”; “Álcool x Direção”; “Respeite o Meu Espaço”; e “Sua Vida Vale Mais”. As atividades têm finalidades diversas e pontuais, mas todas com o objetivo de salvar vidas. As operações de fiscalização como “Quatro Rodas, Uma Só Vida”; “Convencional”; “Lei Seca”; entre outras, também atuam na esfera de inspeção, a fim de sanar a infração e salvar vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA