Rondônia

Criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para o combate às drogas é debatida em Alto Paraíso

Rondônia


Criação do Conselho Municipal foi discutida na Câmara de Vereadores de Alto Paraíso

Uma audiência pública aconteceu no último dia 24 de fevereiro, reuniu a sociedade civil e representantes de setores público e privado para debater a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, em Alto Paraíso.

O evento que fez parte da programação da Semana de Mobilização Contra as Drogas no município, ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e teve decisão unânime do público a favor da criação.

Com o apoio do Governo de Rondônia, o coordenador-geral de Políticas Públicas, David Inácio dos Santos, que também é o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), com auxílio da Secretaria Executiva Regional II da Casa Civil de Ariquemes, iniciou em 2021, as tratativas de alinhamento com o Executivo Municipal de Alto Paraíso para a formulação do Conselho Municipal.

O Conselho Municipal será responsável por articular ações de enfrentamento dessa demanda de forma organizada e produtiva, fortalecendo a sociedade com iniciativas de prevenção, recuperação de dependentes e na busca de soluções para diminuir o impacto da criminalidade que deriva do tráfico e consumo de drogas no município, buscando parcerias com as esferas estadual e federal, assim como a própria sociedade.

Para o prefeito de Alto Paraíso, João Pavan, a aprovação da criação do conselho consiste em uma grande vitória para a comunidade.  “Quando nos foi apresentado a possibilidade e as vantagens que o conselho traz para o município, a nossa equipe começou os planejamentos para que tivéssemos o nosso próprio Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Com a aprovação, será elaborada a formação de uma maneira bem organizada e creio que trará grandes benefícios para a população”, detalhou.

Conforme a responsável pelo setor de comunidade terapêutica do Conepod, Ana Karina Lucena Sanders Damasceno, que na ocasião representou o presidente David Inácio dos Santos, com a aprovação, o projeto foi encaminhado para o Legislativo Municipal elaborar a Lei de criação do Conselho Municipal.

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO

A assistente social do Conepod, Ivone Morais, esclareceu que a criação do Conselho Municipal também aproxima as famílias neste intenso combate. 

“Quando se fala de drogas é necessário inserir o debate com as famílias. O assistente social atuará com orientação e garantindo esse direito, tanto inserindo a família como a pessoa que faz uso de substância psicoativa. É um problema que atinge todas as classes, mas por meio do conselho, serão executadas diversas ações para reduzir cada vez a utilização dessas substâncias”, comentou. 

Com decisão favorável, projeto foi encaminhado ao Legislativo municipal

Representando a Segurança Pública, o delegado regional Rodrigo Camargo, parabenizou o movimento popular com o objetivo da criação do conselho. “O que vemos atualmente é que grande parte dos crimes tem as drogas como plano de fundo. Quando vejo a comunidade formando esse tipo de conselho para levar políticas públicas e se fortalecer é um motivo de alegria profissional e de orgulho como cidadão”, destacou. 

“Os trabalhos executados pelo Conselho Municipal ocorrerão concomitantemente nas escolas, de forma preventiva, transmitindo informações para os alunos, como na sociedade em geral. Importante frisar, que o Conselho ainda poderá ser subsidiado por recursos federais e estadual, para o desempenho de suas ações”, explicou o secretário executivo regional II, da Casa Civil em Ariquemes, Euclides dos Santos Pinto. 

Após instituído, o órgão exercerá papel consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador, incluindo-se a proposição de diretrizes para ações voltadas à prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução dos danos sociais e à saúde, redução da oferta e estudos, pesquisas e avaliações sobre drogas no âmbito de Alto Paraíso.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA

Publicados

em

Karyn Cecília integra um grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, como soluções para os desafios climáticos 

A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.

Karyn Cecília é aluna da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Rolim de Moura

Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.

Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”

A jovem estava acompanhada dos pais durante embarque

Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”

INTERCÂMBIO

O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração  nos Estados Unidos  para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas  respectivas  comunidades  pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança  e espírito empreendedor.

O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:

  • Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
  • Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
  • Reuniões com representantes do governo norte-americano;
  • Apresentações sobre o Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA