Detran
Curso de Atualização de Agentes de Trânsito é promovido pelo Detran-RO, em Porto Velho
Detran
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e melhorar as habilidades no trabalho dos servidores em ações de fiscalização, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, na terça-feira (10), a abertura do Curso de Atualização de Agentes de Trânsito, em Porto Velho. A qualificação segue até o dia 13 de setembro.
A capacitação dos servidores atende aos critérios estabelecidos pela Portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nº 966/2022, que dispõe sobre a promoção do curso para profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A qualificação deve ocorrer a cada três anos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação dos agentes é de relevância para a eficiência dos serviços destes profissionais. “Os agentes de trânsito desempenham a função de fiscalizar, mas também a educativa, que possibilita a segurança no trânsito. O governo tem investido na promoção destes cursos de atualização, pois acreditamos na importância e garantia desses serviços oferecidos, consequentemente, à população”, ressaltou.
MÓDULOS PROFISSIONAIS
A capacitação foi elaborada estrategicamente para garantir a eficiência do conteúdo aplicado. O curso conta com três módulos de atividades, divididos por carga horário, sendo eles:
- Módulo 1: Legislação de Trânsito Aplicada – Atualizações normativas pertinentes à área da fiscalização (12h/a).
- Módulo 2: Ética e Cidadania – Ética profissional; Cidadania e trânsito (4h/a).
- Módulo 3: Operação e Fiscalização de Trânsito – Atualizações: Técnicas de Abordagem; Operação; Fiscalização; e Integração com a engenharia de tráfego (16h/a).
A diretora interina de Fiscalização e Ações de Trânsito, Gessica Dandara, “o Curso de Atualização de Agentes de Trânsito é uma exigência da legislação, mas também faz parte dos esforços do Detran-RO em proporcionar qualidade no desempenho das funções dos nossos agentes”, ou.
Um dos participantes da capacitação, o agente de trânsito, Johelyton Hartmann, agradeceu a promoção do curso e destacou como contribui para o exercício da profissão. “Essa qualificação é muito positiva, pois nos atualiza sobre as novas diretrizes a serem seguidas, garantindo que esse aprendizado adquirido possa chegar na ponta com um bom atendimento ao público.”
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, participou da abertura da capacitação e destacou que esse trabalho faz parte dos investimentos da Autarquia, para proporcionar um melhor desempenho dos serviços. ”Os agentes de trânsito tem uma importância para nos ajudar a tirar das ruas pessoas que causam sinistros. O papel do Detran é salvar vidas, por isso temos investido em qualificações como essa, para garantir um serviço bem desenvolvido e eficaz.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Candeias do Jamari
Mensagem sobre importância de não misturar álcool e direção é levada para estabelecimentos em Candeias do Jamari
Com o intuito de promover a conscientização sobre a importância de não misturar bebidas alcoólicas e direção, o governo de Rondônia realizou uma ação educativa no município de Candeias do Jamari. As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) fixaram cartazes em empresas e realizaram atividades pedagógicas de trânsito para os moradores. A ação de rotina faz parte do plano de trabalho da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e tem a finalidade de evitar que vidas sejam tiradas em sinistros de trânsito, por irresponsabilidade de quem mistura álcool e direção.
Os cartazes fixados nas paredes dos estabelecimentos comerciais alertam os cidadãos com a seguinte mensagem: “A chave para chegar bem: passar a chave para quem não bebeu”. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de não misturar álcool e direção.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a educação de trânsito é o pilar para um trânsito seguro e consciente, e as atividades rotineiras são fundamentais para resguardar a vida da população.
ENGAJAMENTO NA AÇÃO
Edna Cláudia, empreendedora do ramo de alimentação há dois anos em Candeias do Jamari, foi uma das empresárias que aceitou passar a mensagem do Detran-RO em seu estabelecimento. “Liberei para conscientizar as pessoas de que bebida alcoólica e direção não combinam, porque a gente sabe que muita gente faz essa mistura e causa acidentes. Se eu posso ajudar a reduzir essas práticas, com certeza irei fazer”, frisou.
Na frutaria do empreendedor Alberone Vieira, o cartaz com a mensagem do Detran-RO também foi fixado. “Apoio qualquer iniciativa que seja benéfica para a sociedade, e este cartaz é muito positivo para todos nós. Estamos aqui, juntos, para ajudar a reduzir os acidentes por conta do álcool e direção”, disse.
REDUÇÃO DE SINISTROS
O diretor da EPTran, Welton Roney, destacou que o trabalho de conscientização e educação de trânsito tem sido contínuo em todo o estado e continuará ativo, a fim de reduzir sinistros e proporcionar um tráfego mais seguro.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que o Departamento tem trabalhado em todos os pilares para reduzir os sinistros de trânsito. “As equipes de engenharia, fiscalização e educação estão em todos os cantos. Nosso objetivo é reduzir os acidentes e salvar vidas.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia7 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio5 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Esporte7 dias atrás
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
Você precisa estar logado para postar um comentário Login