Rondônia

Curso Especializado de Atualização para mototaxistas abre calendário de atividades da Escola Pública de Trânsito

Rondônia


Curso Especializado de Atualização foi destinado aos mototaxistas 

A cerimônia de abertura do calendário escolar 2022 e aula inaugural do Curso Especializado de Atualização para mototaxistas articulado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (Ceptran), aconteceu nessa quinta-feira (3) no auditório do Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, agradeceu a presença de todas as pessoas ao evento e destacou a importância da Ceptran, que tem um papel fundamental na formação de condutores mais conscientes, capacitados e habilitados para um trânsito mais seguro. 

Escola Pública de Trânsito abre calendário 2022 com qualificação para mototaxistas

“Vivemos um momento complicado no trânsito da Capital e em todo o Estado, para mudar essa realidade a gente precisa da participação da sociedade e de uma articulação dos órgãos responsáveis pela política nacional de trânsito”, ressaltou Paulo Higo.

O diretor do Detran, orientou aos mototaxistas para tirarem o máximo de proveito do Curso de Atualização das normativas, para que o aprendizado seja refletido num trânsito mais seguro, com menos sinistros, principalmente dos motociclistas que são os mais vulneráveis e consequentemente as maiores vítimas de acidentes e mortes.

Paulo Higo agradeceu ao Governo de Rondônia pelo apoio às ações que o Detran tem realizado em todo o Estado, sempre buscando um trânsito ordeiro e humanizado.

No evento, ele  mencionou o presidente da Associação dos Mototaxistas e Entregadores do Estado de Rondônia (Asmederon), Isaque Fernandes Ribeiro, que cobrou melhorias na sinalização de trânsito na cidade de Porto Velho.

Em resposta, o diretor da autarquia, disse que o problema da sinalização de trânsito, atinge também os municípios do interior e que o Detran tem tido esse retorno por parte dos profissionais que atuam nessa área e que o Detran tem uma prerrogativa de atuação importante nessa área e tem buscado trabalhar em parceria com os municípios na celebração de convênios, repassando recursos para os gestores municipais investirem em sinalização, uma forma de devolver ao contribuinte o imposto arrecadado, destacando o tripé do trânsito que é a Educação de Trânsito; a Fiscalização e a Engenharia que oferece condições de trafegabilidade.

Alcenira da Silva Costa, de 45 anos, trabalha como mototaxista desde 2010 e afirma que é o segundo curso de qualificação que participa, ressaltando a importância do aprendizado para a segurança do passageiro e do próprio condutor que trabalha profissionalmente no transporte de pessoas.

Alcenira da Silva Costa, ressalta a importância da capacitação na área

A mototaxista diz estar realizada com a profissão, e comentou que o maior desafio de todos os dias é encarar o trânsito que teria mudado muito desde que iniciou na profissão em 2010.

Ela destaca em quase 12 anos atuando na área já sofreu um acidente de trânsito muito grave que a deixou alguns meses sem conseguir trabalhar.

A Diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Cláudia Roberta Stochi, salientou que além do cumprimento da função institucional, que tem a educação de trânsito como pilar, a Escola Pública promove uma devolutiva social, qualificando condutores, gerando emprego e renda.

Os cursos ofertados pela Ceptran são organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimentos de direção defensiva, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, relacionamento interpessoal no trânsito, saúde emocional dos condutores e direção psicológica, que primam pela observância do direito a um trânsito seguro para todos.

Prestigiaram o evento o secretário executivo do gabinete do Detran, Israel Sousa; o diretor técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito, Hassan Mohamad Hijazi; o diretor técnico de Engenharia e Patrimônio, Clairton da Silva e a coordenadora de Qualidade, Tiara Martins Barbosa Martell.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Publicados

em

As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.

Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

  • Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
  • Higienizar as mãos
  • Cobrir boca e nariz sempre que tossir
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Em caso de sintomas gripais, usar máscara

IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA