Rondônia
Dicas e orientações são dadas pelo governo de RO para preparação da prova do Enem 2024
Rondônia
Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que teve a primeira etapa no dia 3 e a segunda no dia 10 de novembro, é fundamental que os estudantes estejam bem preparados. A prova de matemática e suas Tecnologias se destaca como uma das mais aguardadas, com 45 questões objetivas que avaliam as habilidades dos candidatos.
Na preparação dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, as ações do governo de Rondônia incluem a disponibilização das plataformas “Revisa+” (1º e 2º ano) e “Revisa Enem” (3º ano), as quais possibilitam aos estudantes um espaço para interação no qual podem trocar experiências, tirar dúvidas e se motivar mutuamente, além de contar a realização de webinars (seminários online) e palestras com especialistas sobre temas relevantes, incluindo estratégias de estudo e preparação emocional.
O professor de matemática que leciona no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, Hermano Barbosa da Silva Junior, enfatiza a necessidade de um planejamento adequado para garantir um bom desempenho nesta etapa decisiva da vida dos jovens estudantes. De acordo com o professor, os conteúdos que merecem mais atenção incluem equações e funções, porcentagem, razão, proporção, estatística, probabilidade, geometria e análise combinatória.
O educador ressalta que esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. “Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade, revisar também os conteúdos que já dominam e, sobretudo, procurar os professores para sanar suas dúvidas.”
ESTRATÉGIA
O professor Hermano aponta que, a estratégia para a melhor utilização do tempo deve estar de acordo com o nível do estudante. Nesse viés, detalha que se deve ter mais atenção ao conteúdo de segurança do aluno e que resultará na maior probabilidade de acerto da questão.
“A prova apresenta 90 questões, então, como estratégia o estudante pode iniciar pela matemática, que equivale a mais pontos. São 45 questões e ele vai estar mais tranquilo e poderá gastar o seu tempo, a sua energia, a sua atenção naquilo que lhe dá mais pontos. Na sequência, poderá se dedicar à disciplina de biologia, que é teórica e lhe dará um respiro para logo voltar aos cálculos com a disciplina de física. O aluno deve fazer, inicialmente, as mais fáceis como estratégia de resolução das questões, e não começar pela ordem”, explicou o professor.
EXPECTATIVA
Sobre o sentimento de expectativa antes e após das duas fases do Enem, Hermano destacou que: “é gratificante ver a evolução dos alunos em aprender matemática. Vê-los conseguir quebrar essa barreira que existe na disciplina, onde muitas pessoas acham que é difícil, é um reconhecimento do trabalho realizado durante todo o ano letivo, incluindo os feriados e finais de semana. É como se eu mesmo estivesse recebendo a nota”, pontuou.
CONCENTRAÇÃO
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini enfatizou que, estudar em um ambiente livre de distrações é essencial à assimilação do conteúdo, assim como interpretar corretamente as questões na prova. Recomenda ainda que, no dia do Exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica ao aluno é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, ressaltou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou o trabalho que tem sido feito pela gestão para manter os bons resultados, e para que, cada vez mais, os jovens da Rede Pública de Ensino do estado ingressem no ensino superior.
“Temos um projeto muito importante para estimular, orientar e facilitar a participação dos nossos jovens no Enem. É a oportunidade para ingressarem no ensino superior. Queremos que os alunos da escola pública possam adentrar à universidade para mudança das suas vidas e de suas famílias”, enfatizou o governador.
Após o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio 2024, realizado no domingo (3), os estudantes voltam suas atenções ao segundo dia da prova, que será aplicada no domingo (10). Os inscritos deverão responder 45 questões de matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrangem as disciplinas de biologia, química e física.
CRONOGRAMA DE REVISÃO
Para preparar os estudantes da rede estadual, a Seduc, por meio da Superintendência Regional de Educação (Super) de Porto Velho, organizou uma programação de aulas para os dois momentos de provas.
Clique e confira no link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/1-CRONOGRAMA-DOS-AULOES.pdf
CRONOGRAMA DO ENEM 2024
As provas do Enem 2024 começam às 13h30 e terminam às 19h (horário de Brasília); os inscritos devem chegar ao local de prova com antecedência. Os portões abrem às 12h.
- Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024;
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024; e
- Divulgação do resultado: 13/1/2025.
Dia 10 de novembro:
- Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha; e
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.
O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.
Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:
- Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
- Higienizar as mãos
- Cobrir boca e nariz sempre que tossir
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Em caso de sintomas gripais, usar máscara
IMUNIDADE EFICIENTE
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.
Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil6 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio