Rondônia
Educação profissional fortalece bioeconomia na zona Rural de Rondônia
Rondônia
Muitas profissões do futuro vão surgir a partir da bioeconomia, que transforma riquezas naturais em oportunidades de negócios, preservando o meio ambiente. No ritmo dos avanços da economia verde, que ganha força com a valorização da sustentabilidade no mercado global, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou sexta-feira (1º), na comunidade Perobal, distrito de Vilhena, a formatura do Curso Técnico em Agronegócio, cuja turma conta com formandos que se tornaram caso de sucesso no empreendedorismo sustentável.
O curso foi realizado pelo Centro Técnico Estadual de Educação Rural Centec (Abaitará), unidade executora do Idep, localizada em Pimenta Bueno. As aulas aconteceram na Escola Progresso, na localidade Perobal; zona Rural.
Dos 11 concluintes, um grupo se destacou porque antes de se formar, já está empreendendo na bioeconomia. Andressa Pereira de Lima, de 27 anos, Ester Corsina Lemes, 49 anos, Esequiel Assencio de Oliveira, 23 anos, e Carini Granemann, com 46 anos, planejam abrir uma agroindústria para comercializarem produtos à base de buriti, palmeira típica da Amazônia que, apesar da abundância na região e das suas potencialidades na gastronomia, ainda é pouco explorada.
Segundo Ester Corsina, depois da ideia que surgiu durante uma aula de gestão ambiental, o grupo de estudantes começou a buscar parcerias para viabilizar o novo empreendimento. “Participamos de várias feiras com o objetivo de apresentar a nossa produção derivada do buriti como bolo, mousse, trufas, geleias, sucos, polpas, doce de corte e doce de pote”, destacou a empreendedora que durante a formatura, apresentou, juntamente aos demais integrantes do grupo, alguns desses produtos para degustação.
SUSTENTABILIDADE
Maria Aparecida dos Santos, 44 anos, que mora na Linha Cascalheiras matriculou-se no Curso Técnico em Agronegócio para agregar conhecimento à função que desempenha. A aluna administra uma fazenda e comemora o conhecimento adquirido para aplicar diariamente no trabalho. “Aprendi administrar, pensando da porteira para dentro e da porteira à fora. Agora, sei como elaborar projetos e buscar financiamento”, ressaltou a nova técnica agrícola.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos que o governo de Rondônia destina ao ensino profissionalizante gera frutos em segmentos primordiais no desenvolvimento local. “Além da geração de emprego e renda, a educação profissional fortalece a sustentabilidade e o empreendedorismo, representando uma importante função nos avanços que estamos obtendo nos últimos anos”, evidenciou.
No discurso de saudação aos formandos, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que, a experiência bem-sucedida dos estudantes no empreendedorismo verde é um diferencial na educação profissional de Rondônia. “A iniciativa inovadora desses dedicados alunos ganhou visibilidade até na Europa, comprovando que o nosso estado está no caminho certo no que tange ao desenvolvimento sustentável”. Em setembro de 2023, Adir Josefa apresentou na Alemanha, os resultados positivos da interiorização do ensino profissionalizante em Rondônia.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação
Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.”
CONQUISTAS
Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.
Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.
HISTÓRIA
Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.
No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia5 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Rondônia5 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar prende suspeito por adulteração de veículo
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO trabalha na melhoria da sinalização de rodovias estaduais