Eleições

#ELEIÇÕES2018: Um em cada cinco brasileiros não vai votar; brancos e nulos aumentam

Eleições

Dos mais de 147,3 milhões de brasileiros que estavam aptos a votar ontem (domingo, 28), 31,3 milhões não compareceram às urnas. O número, equivalente a um em cada cinco brasileiros votantes, é maior do que em 2014, quando 27 milhões de pessoas não foram votar. Brancos e nulos também aumentaram desde a última eleição.

Somados os votos brancos e nulos e as abstenções, mais de 42 milhões de pessoas não escolheram um presidente neste ano. É o maior índice desde a redemocratização do país.

Foram mais de 11 milhões de eleitores que anularam ou votaram em branco ontem. O número é maior do que a população de Portugal, que tem pouco mais de 10 milhões de habitantes, e ligeiramente menor que a totalidade de moradores da cidade de São Paulo, que tem 12,11 milhões.

O índice foi de 2,41% de votos brancos (2,5 milhões) e 7,43% de votos anulados (8,6 milhões) neste segundo turno. No primeiro turno, a taxa foi a mesma de 2014.

Em 2014, cerca de 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas. Brancos e nulos totalizaram 7,1 milhões: foram quase 2 milhões em branco (1,71%) e 5,2 milhões de votos anulados (4,63%). No total daquela eleição, 37,2 milhões de eleitores não escolheram um dos candidatos.

DA REDAÇÃO COM CONGRESSO EM FOCO

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA