Colunistas
Ellis Regina é uma dessas pessoas que acabam revelando seu dom de Midas quando entram na política.
Colunistas
Em Linhas Gerais
Gessi Taborda – [email protected]
“O desemprego do homem deve ser tratado como tragédia e não como estatística econômica.” JOÃO PAULO II (1920/2005), Papa nascido na Polônia, batizado como Karol Jözef Wojtyla, falecido no Vaticano.
É FANTÁSTICO
É possível imaginar hoje que em nosso jovem estado as proezas dos cleptocratas acabariam revelando uma perigosa epidemia de práticas de corrução, como acontece nos últimos anos? Ora, para quem viveu os melhores momentos do bucolismo rondoniense, especialmente aqui em Porto Velho onde as maiores transgressões dos políticos era curtir ao extremo as noitadas do Bangalô, da Taba do Cacique, do Te Guenta, de alguns lupanares como o D’Graus era impossível a rápida transição da república etílica para a fase em que políticos preferem é meter a mão no dinheiro do erário.
A limpeza realizada pelo novo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, na histórica (vá lá!) praça da Madeira Mamoré mostrou como o lado canalha do primeiro e último prefeito petralha na arte (?) de roubar funcionou.
E BATE O BUMBO
Quando começou a se arrancar as taboas apodrecidas do deck de uma obra de mais 20 milhões, revelou-se a proeza do campeão da roubalheira entre os prefeitos que passaram pela paço municipal portovelhense. É fantástico constatar como os milhões da compensação das hidrelétricas simplesmente desapareceram na roubalheira dos petralhas em proveito próprio e dos amigos. E mais fantástico ainda é ver que ninguém foi penalizado ou teve de devolver pelo menos parte dessa grana aos cofres do município. E enquanto isso, como se isso bastasse, quem vai para a cadeia são bandidos menores, como prefeitos do interior rondoniense, meros batedores de carteira quando comparados àquele que foi o dono da “Caverna do Ali-Babá”. E bate o bumbo…
CONSOLO
Pode até não ser, ainda, a solução definitiva para transformar esse gabinete primeiro em algo definitivo. Mas a demissão de secretários colocados no andar de cima da nova gestão como autênticos prepostos de paróquias partidárias ou de vereadores negocistas é sim um consolo para a população portovelhense, cansada de tantas desgraças praticadas pelas gestões anteriores e da corrupção deslavada que no passado recente chegou a colocar na cadeia um bando de vereadores, especialmente quando se sabe que alguns dos contaminados conseguiram – sabe-se lá por quais manobras – um novo mandato.
MIDAS
Nem dava para acreditar que na nova estrutura da prefeitura pudesse existir um chefe de importante pasta municipal umbilicalmente ligado à trajetória política de uma vereadora como Ellis Regina. Na campanha que passou ele fez questão de se colocar frontalmente contra Hildon Chaves como defensora intransigente da “Turma do Quibe”. Reeleita sabe-se lá a que preço, a vereadora que ainda detém o poder no sindicato dos servidores municipais parece comprovar que para ela o melhor governo é sempre o próximo. Afinal, como poderia ter emplacado um secretário municipal – agora demitido – numa das pastas mais sensíveis da administração? Certamente a descoberta que se tornou pública agora com a demissão do tal secretário que chegou a ser chefe de gabinete da (vá lá!) sindicalista, não é mera coincidência.
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ
Ellis Regina é uma dessas pessoas que acabam revelando seu dom de Midas quando entram na política. Em uma década de vida pública fez seu patrimônio crescer como poucas pessoas podem conseguir. Quem a conheceu nos tempos em que era simples servidora não pode entender as profundas mudanças em sua vida econômica…
Gente com tal expertise em acumular e ampliar o patrimônio em circunstâncias ligadas ao exercício político deve estar no crivo das investigações dos órgãos de controle externo. Especialmente quando as benesses captadas chegam a parentes próximos e membros da família através de liberações de enormes boladas de cunho indenizatórias pagas pelo município.
REFÉM
O novo prefeito tem de buscar métodos capazes de resistir ao aprisionamento tentado por vereadores sempre interessados em usar o cargo em benefício próprio, especialmente dando-lhes oportunidades de apropriarem-se de importantes nichos do andar de cima da administração da urbe. Se tornar-se refém dos interesses pessoais de vereadores, o prefeito verá malograr seu programa de transformar a política local em algo mais palatável para quem abomina a corrupção em todos os níveis.
COISAS DO PT
Os ex-presidentes Lula e Dilma sempre louvaram e afirmaram ao Brasil inteiro o exemplo de eficiência e sucesso dos empresários Marcelo Odebrecht e Eike Batista. Agora sabemos por quê, para prejuízo e roubo do patrimônio do povo brasileiro. Do PT não vai sobrar nem a sigla.
TEMPO
Prenderam vários deputados que participara da quadrilha montada na Assembleia para desviar dinheiro público. Alguns ainda estão no xilindró, outros em prisão domiciliar. E por que não prendem Carlão de Oliveira, o “capi de tutti capi”? Temem que ele, numa suposta delação premiada, entregue autoridades poderosas nas mais diversas instituições do Estado? Já passou o tempo de ser feita justiça em relação aos parlamentares que meteram a mão nos cofres públicos. Se Carlão continua solto para evitar que abra o bico numa delação premiada, o melhor que ele faria era se entregar antes de sofrer uma queima de arquivo…
VIAJOU
O prefeito Hildon Chaves não participou na manhã de sábado do evento que marcou o início da recuperação do Skate Parque (que nome horroroso!), nas confluências das avenidas Vieira Cahulla e Guaporé. O prefeito precisou fazer uma rápida viagem. Detalhes da agenda do prefeito não foram divulgados. Mas segundo ele próprio, seu retorno a Porto Velho se dará na quarta feira, o primeiro dia de fevereiro.
PESOS PESADOS
Alguns pesos pesados da política rondoniense estão mais do que definidos sobre participar das eleições de 2018. Vai se confirmando que a próxima refrega eleitoral é “coisa de cachorro grande”. E com isso ficará mais difícil surgir algum cristão novo com cacife para entrar corrida sucessória pelo governo estadual.
Assim como Valdir Raupp não fará nada que possa servir de obstáculo à renovação do mandato de senador, outros nomes entrarão no rinque para destronar o PMDB no governo do Estado. E entre esses nomes certamente o de Expedito Júnior é um dos mais fortes. Não poderá cometer, claro, erros do passado. Afinal, como se recorda, seu maior fracasso eleitoral foi nos limites do eleitorado da Capital. Vai depender muito do sucesso do prefeito Hildon Chaves.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Brasil6 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia6 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio5 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio6 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Agronegócio5 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio5 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio