Eleições

Em debate, Hildon Chaves mostra trabalho e responde a ataques de candidato petista

Eleições

Um dos principais pontos de divergência entre os candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Ramon Cajui (PT) no debate transmitido pela SIC TV na noite de quarta-feira (4) foi em relação à Caerd. O petista defendeu a manutenção dos serviços pela companhia, enquanto Hildon Chaves, que concorre à reeleição com o número 45, afirmou que recorrerá à Parceria Público Privada (PPP) para que a população de Porto Velho tenha acesso a água tratada e saneamento básico.

No debate o candidato Cajui insistiu em manter a Caerd como concessionária obedecendo à estratégia do próprio PT. Em 2009 o então prefeito Roberto Sobrinho (PT) entregou à Caerd a concessão dos serviços de água e esgoto por 30 anos. Nesse período o PT se instalou na companhia através da gestão compartilhada, aumentou salários de forma absurda e com isso ajudou a quebrar a empresa. “Desde a primeira conversa que mantive com o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff sobre o tema, levei em conta o compromisso que eu tenho com a população da Capital e com os trabalhadores da Caerd que agora passa a ser superavitária. Deixamos de lado as divergências políticas, tornando possível a realização do sonho de a cidade contar com 100% de água tratada e 75% de esgotamento sanitário”, disse Roberto Sobrinho, na ocasião, através de sua assessoria de imprensa.

Cajui foi infeliz em explicar à sua maneira que a desestatização dos serviços públicos prejudicaria a população. Ele comparou a Caerd com a Ceron, dizendo que se a empresa fosse vendida a população pagará contas muito altas. Com paciência, Hildon Chaves esclareceu ao candidato petista que a situação da Caerd e da Ceron são muito diferentes. Hildon Chaves lembrou que a promessa petista não se concretizou, e que hoje a Caerd atende apenas 20% de Porto Velho com água tratada e 2% com esgotamento sanitário. “A Ceron já levava energia a grande parte da cidade. A empresa que receber a concessão de água tratada e esgoto terá que fazer sua rede de abastecimento de água e coleta de esgoto para atender os moradores”, comparou Hildon Chaves.

O Plano Municipal de Saneamento Básico(PMSB) da Prefeitura de Porto Velho já está pronto. É necessário um investimento de R$ 2 bilhões. As três maiores empresas da América Latina já apresentaram estudos em relação a essa situação, demonstrando interesse em atender Porto Velho. Um outro ponto de divergência foi a retirada do Ipam das antigas instalações. O candidato petista demonstrou desagrado com a mudança das instalações para um prédio alugado. Hildon Chaves explicou que é impossível verificar a viabilidade de reformar as instalações com os funcionários dentro.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA