Rondônia
Esforços pelas preservação ambiental são destacados neste Dia Internacional da Mulher
Rondônia
Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), diversas mulheres são destaques no esforço diário pela preservação ambiental e por fazerem pesquisas de grande relevância sobre as espécies nativas do Estado.
Um dos setores que mais exerce trabalho de campo e pesquisa na Sedam, é o trabalho de monitoramento da biodiversidade realizado pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuc). A servidora Anita Ho-Tong Thomaz, bióloga , faz parte de um projeto de monitoramento, onde realiza ações voltadas ao monitoramento da biodiversidade e gestão de Unidades de Conservação, em parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ela conta a importância desta o momento que mais marcou sua trajetória na Sedam.
“A experiência que mais me marcou e que na verdade continua me marcando, é poder visitar as áreas protegidas (Unidades de Conservação) e poder me deparar com tanta beleza cênica e com essa rica fauna e flora existente. Mas no dia em que pude ver o maior felino das Américas, (Onça-Pintada/Panthera onca) esse dia foi ímpar e ficará gravado em minha memória, eternamente” explicou a bióloga.
Apesar das idas a campo terem diminuído devido à pandemia, a equipe da Sedam continua as atividades de monitoramento ambiental, que conta com registros de plantas vasculares, animais, e a coleta de informações sobre os animais silvestres para avançar com o conhecimento e a divulgação da fona e flora rondoniense.
O trabalho desenvolvido pela bióloga é de grande importância para o órgão e para o Estado, no qual envolve a pesquisa e desenvolvimento com o intuito de estabelecer estratégias de conservação ambiental.
Ingressou na Sedam em 2009 onde coordenou um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Ambiental, e por quatro anos trabalhou no setor de Fauna desenvolvendo atividades de levantamento, recebimento e resgate de fauna, análise de projetos de fauna ligados ao licenciamento ambiental e operei o sistema de criadores de passeriformes (SISPASS).
Para Anita, o dia internacional da mulher também uma contribuição para o reconhecimento das ações realizadas pelas profissionais do meio ambiente, que enfrenta e combate todos os dias a desigualdade que ainda persistem em nossa sociedade “Atualmente buscamos cada vez mais termos voz em todas as vertentes sociais. Essa luta da força feminina é de suma importância para o fortalecimento das mulheres na área ambiental, pois tem contribuído fortemente para o desenvolvimento e proteção ambiental no Estado de Rondônia, Brasil e Mundo” ressaltou a servidora da Sedam.
Nesta terça-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para homenagear as mulheres servidoras estaduais, foi programada uma série de matérias especiais nos órgãos do Governo do Estado e estarão sendo publicadas no Portal.
Rondônia
Governo de RO institui Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural para fortalecer a juventude no campo
Com o objetivo de promover o desenvolvimento da juventude rural e fomentar o empreendedorismo, o governo de Rondônia sancionou a Lei nº 5.952_, que cria o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. A iniciativa visa beneficiar jovens entre 16 e 29 anos, pertencentes a famílias de baixa renda que atuam no meio rural, oferecendo capacitação, acesso ao crédito e apoio ao desenvolvimento de projetos produtivos. A lei também estabelece diretrizes voltadas para educação empreendedora, sustentabilidade e inovação no campo, buscando transformar jovens em agentes estratégicos de desenvolvimento em suas comunidades.
O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, ressaltou a importância da lei para o fortalecimento da agricultura familiar e a permanência de jovens no campo. “Este programa dará oportunidade aos jovens de construir um futuro próspero no meio rural, com formação adequada e acesso aos recursos necessários para empreender. É uma iniciativa que alia educação, tecnologia e sustentabilidade, promovendo dessa forma, o progresso de Rondônia de forma inclusiva e inovadora.”
Entre os principais critérios do programa, está o atendimento exclusivo aos jovens que se enquadrem no conceito de baixa renda familiar, conforme definido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As vantagens incluem formação técnica, acesso a linhas de crédito específicas, apoio para a elaboração de projetos produtivos e incentivo à sucessão familiar no meio rural. Além disso, a lei promove a capacitação em governança, comercialização e uso de inovações tecnológicas, fortalecendo o cooperativismo e as práticas sustentáveis no campo.
A gestão do programa será realizada pelo Poder Executivo, que atuará em parceria com diferentes esferas governamentais e organizações da sociedade civil para garantir a efetivação dos objetivos estabelecidos. A implementação será detalhada em regulamentações futuras, assegurando que os jovens do campo possam usufruir de todos os benefícios previstos.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia7 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia7 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio5 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Esporte7 dias atrás
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio