Rondônia
FECOMÉRCIO DE RONDÔNIA: 34 ANOS PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO
Rondônia
Neste dia, 28 de março de 2017, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio RO, entidade integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical (Sicomércio), que é a representante máxima das categorias econômicas do comércio do Estado de Rondônia, comemora o seu aniversário de 34 anos de fundação.
É uma trajetória, sem dúvida, de grandes realizações em que, desde sua fundação, sempre honrou a missão maior que é a defesa dos interesses dos empresários do comércio. É necessário recuperar a rica história de uma entidade que foi dirigida por nomes como os dos empresários José Ribeiro Filho, Luiz Malheiros Tourinho ou Francisco Teixeira Linhares, mas, também, nos dias atuais, acentuar o trabalho dos conselheiros, diretores e executivos, sob a presidência do empresário Raniery Araujo Coelho, pela promoção do desenvolvimento da economia e das empresas, e de melhoria da qualidade de vida dos comerciários e suas famílias com benefícios sociais que também se estendem às comunidades em todo o estado, compromissos que foram sempre perseguidos com muito trabalho e determinação.
Com a importante participação do SESC, do SENAC e do IFPE, somos um sistema que atua de forma permanente em Rondônia nas áreas de formação de mão de obra, inclusive pós-graduada; na educação, saúde, esporte, cultura e lazer; na defesa de bandeiras; na promoção de cursos, debates, palestras, encontros, seminários, feiras e exposições; na construção de agendas e convenção trabalhistas; na formulação legalização e implantação de leis, códigos, regulamentos, normas, enfim, em tudo que é necessário para a defesa do setor comercial.
Hoje é dia de comemorar, e agradecer, nossos Sindicatos, Diretoria e Colaboradores, pela certeza de que estamos cumprindo nosso papel de agente transformador da sociedade. Mas, ainda há muito para ser feito e a Fecomércio Rondônia pretende seguir sua história de construção de uma sociedade melhor, mais humana e com melhores condições de vida para
Rondônia
Com criação de nova lei, Rondônia avança na proteção das mulheres em academias e estabelecimentos de atividade física
Com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança feminina, o governo de Rondônia promoveu mais uma ação relevante na proteção e segurança das mulheres em ambientes públicos, com a Lei nº 5.975, sancionada na quarta-feira (8), que torna obrigatória a adoção de medidas de auxílio e segurança para mulheres em situação de risco, assédio ou importunação sexual em academias e estabelecimentos que prestam atividades físicas.
Para o vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa é mais um marco no combate à violência contra as mulheres. “O objetivo é criar espaços mais seguros, onde qualquer mulher possa praticar atividades físicas sem medo ou intimidação. Essa é uma conquista que demonstra o empenho do governo de Rondônia com a dignidade e proteção das cidadãs”, enfatizou.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, ressaltou a relevância da medida, que vai além da prevenção, pois também foca na capacitação de funcionários para lidarem com situações delicadas e no suporte imediato às vítimas. “O compartilhamento de imagens das câmeras de segurança com as autoridades será uma ferramenta essencial para responsabilizar os agressores.”
COMO A LEI FUNCIONARÁ?
De acordo com o texto sancionado, academias e outros estabelecimentos do setor terão 90 dias para se adequar às exigências.
As principais obrigações incluem:
- Disponibilizar auxílio às mulheres, como acompanhamento para transporte e comunicação imediata com a polícia.
- Afixar cartazes em locais visíveis, informando sobre os mecanismos de auxílio disponíveis.
- Capacitar funcionários para oferecer apoio adequado às vítimas.
- Garantir acesso às gravações de câmeras de segurança para auxiliar em investigações.
IMPACTO ESPERADO
A nova legislação tem como foco a prevenção de assédios, e a garantia de respostas rápidas em situações de emergência. Para as mulheres que frequentam academias, a lei representa um avanço na promoção de espaços mais seguros. Com o apoio de entidades de defesa dos direitos das mulheres e da sociedade civil, a expectativa é que a iniciativa inspire outros estados a adotarem medidas semelhantes, consolidando Rondônia como referência na promoção da segurança pública ao público feminino.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Esporte7 dias atrás
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol