Rondônia

Gestores são orientados a implantarem postos de informações sobre o inseto ‘barbeiro’

Rondônia

Com o objetivo de formar e estruturar uma rede estadual de coleta e identificação do inseto Trypanosoma cruzi, o popular ‘barbeiro’, transmissor da doença de Chagas, o governo do estado está incentivando os gestores municipais a construírem os chamados Postos de Informação em Triatomíneos (PIT), que são pontos onde é possível entregar os insetos suspeitos para a devida identificação.

A ação acontece por meio da Agência Estadual de vigilância em Saúde (Agevisa). Em Rondônia, esses postos já funcionam nos municípios de Porto Velho, Candeias, Cujubim, Buritis, Monte Negro, Alto Paraíso, Rio Crespo, Ariquemes, Cacaulândia, Jaru, Ouro Preto e Vale do Anari. Para que essa rede se feche, falta a adesão dos outros 40 municípios, o que depende de cada gestor.

AÇÃO CONJUNTA

A Agevisa, por meio do Programa Estadual da Doença de Chagas, firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que a população possa utilizar o portal da instituição, a fim de informar a presença do vetor da doença de Chagas em seus domicílios, locais de trabalho, e outros; acessando o link https://chagas.fiocruz.br/achou-um-barbeiro/.

A página reúne três ferramentas para auxiliar a população a identificar os vetores e localizar o Posto de Informação em Triatomíneos mais próximo, onde será possível entregar os insetos suspeitos para a devida identificação. Os PITs são uma estratégia de vigilância dos vetores da doença de Chagas que facilitam o acesso dos moradores às ações de Vigilância em Saúde e têm como função receber insetos suspeitos de serem barbeiros trazidos por membros da comunidade local.

ALERTA E CONVITE

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, “a Agência atua com medidas de vigilância e controle dos diversos vetores, inclusive barbeiros, desenvolvendo ações importantes para a redução do contato do homem com o inseto, tendo como objetivo controlar o processo de infestação domiciliar, interrompendo assim a transmissão vetorial. Para dirimir qualquer dúvida e ampliar parcerias, gestores e autoridades sanitárias municipais podem entrar em contato através do telefone (69) 3216-5294, ou endereço eletrônico [email protected]”, disse.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA

Publicados

em

Karyn Cecília integra um grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, como soluções para os desafios climáticos 

A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.

Karyn Cecília é aluna da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Rolim de Moura

Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.

Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”

A jovem estava acompanhada dos pais durante embarque

Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”

INTERCÂMBIO

O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração  nos Estados Unidos  para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas  respectivas  comunidades  pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança  e espírito empreendedor.

O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:

  • Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
  • Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
  • Reuniões com representantes do governo norte-americano;
  • Apresentações sobre o Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA