Rondônia

Governo de RO entrega Atestado de Desativação de Lixão na gestão sustentável de resíduos em Ariquemes

Rondônia

A cerimônia de entrega ocorreu durante o 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos

Para reforçar o compromisso em aliar a destinação adequada de resíduos sólidos e o desenvolvimento sustentável, o governo de Rondônia entregou ao município de Ariquemes, na quarta-feira (13), o primeiro Atestado de Desativação de Lixão do Estado, na quarta-feira (13). A cerimônia de entrega ocorreu durante o 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan Central-RO), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O ato registra um avanço para gestão ambiental no que tange ao engajamento de Ariquemes com a destinação adequada de resíduos sólidos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a entrega do primeiro atestado é um marco e reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a saúde pública. “Este atestado não é apenas um documento, mas sim uma prova de que estamos avançando no cuidado com o meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população,”. 

Durante a solenidade, Ariquemes recebeu o atestado de desativação, primeira etapa para o gerenciamento de áreas contaminadas completa de seu lixão, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este avanço traz inúmeros benefícios à população e ao meio ambiente, reduzindo impactos ecológicos e promovendo melhores condições de saúde pública. Com a implementação de um sistema sustentável de tratamento e coleta seletiva de resíduos, o município se torna um exemplo aos demais municípios de Rondônia, mostrando trabalhos voltados à sustentabilidade. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a entrega do primeiro atestado é um marco histórico e reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a saúde pública. “Este atestado é um documento, uma prova de que estamos avançando no cuidado com o meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Queremos ver mais cidades seguindo esse exemplo, e o governo está investindo em projetos sustentáveis para conduzirmos um trabalho de excelência junto às parcerias dedicadas a um estado mais limpo e responsável”, salientou. 

Este avanço traz inúmeros benefícios à população e ao meio ambiente

RESÍDUOS EFICIENTES

De acordo com o engenheiro Ambiental da Sedam, João Paulo Papaleo Costa Moreira, ao entregar o atestado, o órgão reforça a missão de firmar os municípios na transição para modelos de gestão de resíduos mais eficientes e ambientalmente corretos. Este é o caminho que vislumbramos para promover um estado mais limpo, saudável e sustentável às próximas gerações. Estamos dando um passo importante para fortalecer a conscientização ambiental, em todo o estado, incentivando os municípios a adotarem práticas que respeitem e preservem o meio ambiente”, destacou.

A diretora Executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover, ressaltou que, o ato apresenta uma política de resíduos sólidos sustentável, segura e em sintonia com as diretrizes nacionais de preservação ambiental. “Estamos determinados a apoiar os municípios que queiram avançar nesse processo, oferecendo orientação técnica para que a desativação dos lixões se torne uma realidade em todo o estado. Ariquemes deu um passo exemplar, mostrando que, com esforço e compromisso, é possível promover mudanças”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA