Rondônia

Governo de RO firma compromisso para construção do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa

Rondônia

Com o intuito de definir estratégias eficazes e detalhadas para recuperação de áreas degradadas, o governo de Rondônia participou de um encontro durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), e deu um importante passo em prol da preservação ambiental ao firmar um compromisso para construção do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa de Rondônia. A reunião aconteceu na quarta-feira (13), em Baku, no Azerbaijão.

O plano visa definir estratégias eficazes e detalhadas para a recuperação de áreas degradadas

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o vice-presidente da Conservação Internacional, Maurício Bianco. O plano visa contribuir para redução do desmatamento, mitigação das mudanças climáticas e regularização de propriedades rurais no estado. O projeto é essencial para promover o desenvolvimento sustentável em Rondônia, ao mesmo tempo em que busca proteger as riquezas naturais da Amazônia e fortalecer a resiliência dos ecossistemas locais. Outro aspecto de destaque do plano é seu potencial para alavancar o engajamento de investidores e a captação de recursos por meio de financiamentos públicos, privados e de parcerias de cooperação internacional, fundamentais à execução de ações de restauração e geração de impactos positivos na economia sustentável.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do compromisso firmado para construção do Plano e enfatizou a relevância da iniciativa ao futuro sustentável do estado. “Estamos dando um passo decisivo para garantir que Rondônia avance de forma sustentável, unindo conservação ambiental e desenvolvimento econômico. O Plano nos permitirá proteger as florestas, valorizar o potencial da Amazônia e atrair recursos que fortalecerão nossa atuação em prol da biodiversidade e qualidade de vida da população.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o Plano de Recuperação de Vegetação Nativa (Planaveg), está alinhado com as referidas metas que prevê a recuperação de 12 milhões de hectares de vegetação nativa em todo o país até 2030. “Esse alinhamento estratégico reforça o empenho do estado com os objetivos nacionais de conservação e recuperação ambiental, consolidando Rondônia como um ator relevante na agenda de sustentabilidade do Brasil”, salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA