Rondônia

Grupos de Trabalho dão início à programação do Fórum Nacional de Secretários do Planejamento

Rondônia

As reuniões dos Grupos de Trabalhos foram divididas em vários temas conforme programação

Com o objetivo de promover ampla discussão entre os técnicos dos estados, visando o diálogo e a troca de experiências, o governo de Rondônia iniciou, nesta quarta-feira (17), as reuniões dos Grupos Técnicos (GTs) do Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento (Conseplan), em Porto Velho. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), fazem parte da programação do 90º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, que reúne os especialistas em planejamento do Poder Executivo de todas as regiões brasileiras, a fim de discutir o futuro do Brasil. 

As reuniões dos Grupos de Trabalhos (GTs) foram divididas entre os seguintes temas:

  • GT Governança e Gestão Orçamentária – dirigido pela coordenadora de Planejamento Governamental da Sepog, Liliane da Silva;
  • GT Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – coordenado pela assessora da Coordenação de Políticas Públicas da Sepog, Vitoria Roberta Martins
  • GT de Investimentos Estratégicos – chefiado pela coordenadora de Políticas Públicas da Sepog, Valeria Martão e pelo gerente de Monitoramento e Captação de Recursos, Douglas Vieira.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, “os grupos de trabalho do Fórum Nacional de Secretários do Planejamento são fundamentais para promover uma gestão pública mais eficiente e transparente. Isso fortalece a governança orientada para resultados, beneficiando diretamente a sociedade.” 

Para a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, os GTs do Conseplan contribuem para o fortalecimento institucional dos órgãos responsáveis pelo planejamento nos estados e municípios. “Isso estimula a inovação e a busca por melhores práticas no campo do planejamento, através do intercâmbio de ideias e da experimentação de novos métodos e abordagens”, frisou.

Participaram do GTs representantes dos estados de Rondônia, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná, Roraima, Sergipe e Pará.  Também estiveram presentes representantes do governo federal e de instituições financeiras. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Ações de finanças desenvolvidas pelo governo de RO durante o ano destacam avanço da economia no estado

Publicados

em

A conquista da Nota A+ do Tesouro Nacional, na Capacidade de Pagamento (Capag), foi um marco de solidez fiscal para Rondônia

Para manter uma economia equilibrada, o governo de Rondônia trabalhou com afinco em 2024. O resultado veio através da conquista da Nota A+ em Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. Benefícios fiscais também foram concedidos durante o ano, como a ampliação de benefícios para pessoas com deficiência, autismo e síndrome de Down, e isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motoristas de aplicativos, dentre outras ações. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados alcançados demonstram que o estado está no caminho certo, promovendo avanços que impactam diretamente a vida dos cidadãos e fortalecem a economia. “Os investimentos em inovação, infraestrutura e desenvolvimento econômico reafirmam o compromisso do governo com o crescimento e bem-estar da população, criando um ambiente mais inclusivo, acessível e próspero.”

CONQUISTA DA NOTA A+

A conquista da Nota A+ do Tesouro Nacional na Capag foi um marco de solidez fiscal para Rondônia. A certificação atesta a excelência da gestão fiscal e permite melhores condições de captação de recursos. Pelo quinto ano consecutivo o estado recebe nota A, e este ano veio acrescida do sinal de adição “+”, que indica também excelência na qualidade das informações contábeis de Rondônia.

O titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando Pereira da Silva, enfatizou a importância da nota A+ para o fortalecimento econômico do estado. “Essa conquista é resultado do compromisso da equipe com a transparência e responsabilidade fiscal. Estamos construindo um futuro mais próspero para Rondônia.”

ECONOMIA LOCAL

Outro destaque do ano foi o pagamento antecipado de precatórios no valor de R$ 120 milhões. Com o Acordo Direto, o governo de Rondônia promoveu agilidade no cumprimento de obrigações judiciais, injetando recursos na economia local. Em novembro, foi lançado mais um edital com R$ 190 milhões para novos acordos, ampliando o impacto positivo.

Sorteio trimestral do Nota Legal foi realizado durante a feira da RRSI

BENEFÍCIOS FISCAIS

Em 2024, Rondônia avançou em benefícios fiscais. Mais de 350 mil motocicletas de até 170 cilindradas passaram a ser isentas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Além disso, motoristas de aplicativos qualificados também foram contemplados com a isenção do IPVA, conforme critérios de desempenho definidos por localidade.

INCLUSÃO SOCIAL

O governo de Rondônia também ampliou isenções de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e IPVA para veículos de pessoas com deficiência (PcDs), beneficiando também autistas e pessoas com Síndrome de Down. Com novos decretos, o teto de isenção foi elevado, promovendo mais acessibilidade e inclusão social. 

Loja do Nota Legal Rondoniense fica até dia 31 de dezembro em um shopping da Capital

INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS 

A Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), maior evento do agronegócio da Região Norte, foi fortalecida com incentivos tributários. A ampliação do prazo de pagamento do ICMS e o parcelamento em três vezes sem juros, permitiram mais investimentos no setor agropecuário, estimulando a economia local. A Sefin esteve presente no evento com o programa Nota Legal Rondoniense e realizou o sorteio trimestral do programa durante a feira.

RECUPERAÇÃO FISCAL 

O Programa de Recuperação de Créditos de ICMS (Refaz ICMS 2024) também foi um marco este ano. Empresas têm até 27 de dezembro de 2024 para obter descontos de até 95% em juros e multas. A iniciativa impulsiona a regularização fiscal e fortalece a estabilidade econômica.

REGULARIZAÇÃO DE NEGÓCIOS 

Os programas Cidadania Empresarial e Cidadania Rural ofereceram oportunidades para regularização de negócios e acesso a benefícios fiscais. Realizados em várias cidades, os eventos reforçaram o apoio ao setor empresarial e produtivo, gerando emprego e crescimento.

Nova plataforma digital integrada facilita o atendimento ao contribuinte com inteligência artificial e suporte online

LOJA NOTA LEGAL 

A inauguração da loja Nota Legal Rondoniense, em Porto Velho, foi outra importante conquista. O espaço aproxima a população dos serviços do programa, e incentiva a cidadania fiscal. A loja oferece orientações para participação no programa, com sorteios, premiações e doações a entidades, e permanece em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, até o dia 31 de dezembro.

MODERNIZAÇÃO 

A modernização da Sefin foi priorizada com a renovação do parque tecnológico, aquisição de novos equipamentos e um Data Center, e ainda, a implementação do atendimento virtual com o uso de inteligência artificial e ferramentas digitais. O lançamento do sistema Fiscal Eletrônico versão 1.2 do E-Fisc, e do sistema de gestão e execução fiscal eletrônico, aprimorou os processos de fiscalização.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA