Rondônia

Hemocentros de Rondônia estão com estoque baixo de sangue e população é alertada para fazer doação

Rondônia

Entre as tipagens sanguíneas, o tipo O- (O Negativo), considerado universal e que pode ser utilizado em qualquer pessoa, é um dos mais procurados

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convoca, com urgência, doadores de sangue e pessoas em geral que queiram participar desta ação, devido aos estoques dos hemocentros estarem abaixo da média. A entidade ressalta que, durante todo esse período, em que muitos doadores estão de férias ou viajando, atua no enfrentamento do desabastecimento na hemorrede do estado.

Entre as tipagens sanguíneas, o tipo O- (O Negativo), considerado universal, e que pode ser utilizado em qualquer pessoa, é um dos mais procurados, sendo essencial para pacientes graves, vítimas de acidentes e aqueles em tratamento de doenças como câncer, que frequentemente necessitam de transfusões. Conforme a Fhemeron, a eventual escassez desse tipo sanguíneo pode colocar em risco a vida de muitos pacientes que dependem dele para tratamentos, tornando a doação, ainda mais urgente.

SEJA UM DOADOR

As doações de sangue têm um impacto direto e positivo na vida de muitas pessoas, e cada doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue é utilizado em diversas situações de urgência e tratamentos. O processo é simples e seguro, no qual o doador passa por uma triagem, e a coleta dura cerca de 10 a 15 minutos. Após o ato, o doador recebe orientações para garantir uma recuperação tranquila e pode retomar suas atividades normalmente após um breve repouso.

O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, faz um apelo à comunidade. “Neste momento, enfrentamos uma situação delicada nos estoques, e para atender a demanda vinda dos 52 municípios, precisamos garantir que as doações aconteçam nas unidades. Vale ressaltar que, antes de fazer a doação, o colaborador deve verificar alguns requisitos práticos que envolve seu estado de saúde, principalmente quanto aos sintomas gripais quais podem aparecer”, explicou.

Confira os requisitos para ser doador:

As doações têm um impacto direto e positivo na vida de muitas pessoas, e ato pode salvar até quatro vidas

  • Estar bem de saúde e alimentado;
  • Estar atento com os sintomas gripais, a exemplo da covid-19;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (em caso de menores, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias; e
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias.

ONDE DOAR?

Os interessados em fazer parte da mobilização podem procurar um hemocentro estadual mais próximo. As unidades estão em funcionamento nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. O hemocentro coordenador está localizado na Capital, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Com criação de nova lei, Rondônia avança na proteção das mulheres em academias e estabelecimentos de atividade física

Publicados

em

A nova legislação torna obrigatória a adoção de medidas de auxílio e segurança para mulheres em situação de risco, assédio ou importunação sexual em academias

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança feminina, o governo de Rondônia promoveu mais uma ação relevante na proteção e segurança das mulheres em ambientes públicos, com a Lei nº 5.975, sancionada na quarta-feira (8), que torna obrigatória a adoção de medidas de auxílio e segurança para mulheres em situação de risco, assédio ou importunação sexual em academias e estabelecimentos que prestam atividades físicas.

Para o vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa é mais um marco no combate à violência contra as mulheres. “O objetivo é criar espaços mais seguros, onde qualquer mulher possa praticar atividades físicas sem medo ou intimidação. Essa é uma conquista que demonstra o empenho do governo de Rondônia com a dignidade e proteção das cidadãs”, enfatizou.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, ressaltou a relevância da medida, que vai além da prevenção, pois também foca na capacitação de funcionários para lidarem com situações delicadas e no suporte imediato às vítimas. “O compartilhamento de imagens das câmeras de segurança com as autoridades será uma ferramenta essencial para responsabilizar os agressores.”

COMO A LEI FUNCIONARÁ?

De acordo com o texto sancionado, academias e outros estabelecimentos do setor terão 90 dias para se adequar às exigências.

As principais obrigações incluem:

  • Disponibilizar auxílio às mulheres, como acompanhamento para transporte e comunicação imediata com a polícia.
  • Afixar cartazes em locais visíveis, informando sobre os mecanismos de auxílio disponíveis.
  • Capacitar funcionários para oferecer apoio adequado às vítimas.
  • Garantir acesso às gravações de câmeras de segurança para auxiliar em investigações.

IMPACTO ESPERADO

A nova legislação tem como foco a prevenção de assédios, e a garantia de respostas rápidas em situações de emergência. Para as mulheres que frequentam academias, a lei representa um avanço na promoção de espaços mais seguros. Com o apoio de entidades de defesa dos direitos das mulheres e da sociedade civil, a expectativa é que a iniciativa inspire outros estados a adotarem medidas semelhantes, consolidando Rondônia como referência na promoção da segurança pública ao público feminino.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA