Rondônia

Iluminação pública garante mais segurança e conforto em Bom Sucesso, distrito de Seringueiras

Rondônia

A nova iluminação representa mais segurança e bem-estar para os moradores

A população do Vale do Guaporé, especialmente da Linha 12 do distrito de Bom Sucesso, em Seringueiras, comemorou mais uma importante conquista com a instalação do sistema de iluminação pública em LED. A iniciativa transformou a realidade da população relacionadas à falta de iluminação. O projeto executado pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), em parceria com a Prefeitura de Seringueiras, contou com um investimento de mais de R$ 500 mil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iluminação de espaços públicos reflete o engajamento da gestão estadual em atender às demandas das comunidades, promovendo segurança, valorização dos espaços públicos e desenvolvimento dos municípios e distritos do estado. “O governo tem investido em infraestrutura moderna para melhorar, ainda mais, o bem-estar da população rondoniense”, ressaltou.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou o impacto das iniciativas na segurança e no conforto dos moradores. “Há alguns meses, estivemos aqui, e esses postes ainda estavam sendo fabricados. Hoje, temos a satisfação de ver a iluminação em funcionamento.”

Cartão-postal do distrito de Bom Sucesso

MODERNIZAÇÃO

A nova iluminação pública faz parte de um conjunto de investimentos do governo de Rondônia, voltado à infraestrutura e melhoria da qualidade de vida no estado.

Segundo a moradora Claudia Camila, “anteriormente, a linha era bem escura, diferente de como está hoje. Agora, com a nova iluminação, acredito que será ótimo para as nossas crianças e toda a população aqui do distrito”, disse.

MAIS OBRAS 

Além da iluminação, o governo do estado destinou cerca de R$ 150 mil para a construção do portal turístico, no distrito de Bom Sucesso. Com a inscrição “Eu amo Bom Sucesso”, o cartão-postal reforça a identidade local e embeleza a localidade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Importância da utilização dos dispositivos de segurança para crianças em veículos é intensificada pelo governo de RO

Publicados

em

O transporte de bebês e crianças em automóveis requer atenção, especialmente, no período de férias escolares e viagens

O governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação e fiscalização para reduzir sinistros envolvendo crianças, por meio da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). Segundo a Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) do Detran-RO, em 2023, foram registradas 1.490 mil autuações em Rondônia por transporte de crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. Em 2024, o número diminuiu para 1.161 mil registros, com dados atualizados até 4 de dezembro, apontando uma queda de 22,08%.

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), orienta que crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Apesar da referência de 10 anos de idade, já com sete anos e meio, a criança que tenha atingido a altura mínima, pode ser transportada apenas com o cinto de segurança do veículo. O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura infração gravíssima, com multa e medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Tipos de assentos para transporte de crianças de acordo com CTB/Contran:

 

Até 1 ano de idade ou 13kg

 

1-4 anos, ou de 9 a 18 kg

4-7 anos e meio, ou de 15 a 36 kg e até 1,45 metro 7 anos e meio ou igual a 10 anos, com mais de 1,45 metro
Equipamento: “bebê conforto ou conversível” Equipamento: “cadeirinha” Equipamento: “assento de elevação” Cinto de segurança do veículo

Conforme Resolução 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são isentos ao uso dos equipamentos de retenção, os veículos de transporte coletivo de passageiros, de aluguel, de transporte remunerado individual de passageiros como táxis e aplicativos, os veículos escolares e demais automotores com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações fiscalizadoras e educativas realizadas pela Autarquia são de alta eficiência para redução dos riscos de sinistros com crianças.”

AÇÕES EDUCATIVAS 

Além da campanha “Cuide da sua vida no trânsito para curtir a vida nas férias”, entre as principais ações educativas realizadas no período de festas de final de ano e férias estão a “Calma, Vai de Boa!”; “Álcool x Direção”; “Respeite o Meu Espaço”; e “Sua Vida Vale Mais”. As atividades têm finalidades diversas e pontuais, mas todas com o objetivo de salvar vidas. As operações de fiscalização como “Quatro Rodas, Uma Só Vida”; “Convencional”; “Lei Seca”; entre outras, também atuam na esfera de inspeção, a fim de sanar a infração e salvar vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA