Rondônia
Nos primeiros dias de Jogos Escolares Brasileiros, estudantes rondonienses conquistam 11 medalhas
Rondônia
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, na categoria de 12 a 14 anos, começaram no sábado (21) e seguem até o dia 3 de outubro, em Recife (PE). Os atletas rondonienses, enviados pelo governo do estado, em parceria com a Federação de Esporte Escolar de Rondônia (Feero) e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), brilharam nos primeiros dias da competição. Ao todo, foram 11 medalhas conquistadas em diferentes modalidades.
- Judô: 1 ouro (série prata), 1 ouro (série bronze) e 1 bronze (série prata);
- Wrestling: 1 bronze (série ouro), 1 ouro e 1 prata (série prata), além de 1 bronze (série prata) e 3 bronzes (série bronze);
- Atletismo: 1 medalha de bronze. Totalizando, 11 medalhas para a delegação de Rondônia.
Uma das medalhistas é Clislane Vitória, da E.E.E.F.M Carlos Drummond de Andrade, em Cacoal. A estudante conquistou a medalha de bronze na categoria geral (série ouro), e se tornou a primeira medalhista da delegação de Rondônia.
“Estou muito feliz em participar dos JEBs, aqui em Recife. É uma competição grandiosa, com estudantes altamente preparados. Representar Rondônia e conquistar essa medalha é uma recompensa por tanto esforço e dedicação”, enfatizou a estudante.
Rafaela Oliveira, também da Escola Carlos Drummond de Andrade, conquistou o ouro na série prata, e compartilhou sua alegria: “Treinei muito para chegar até aqui, com muita dedicação. Essa medalha representa não só o meu esforço, mas o de toda a equipe”, destacou.
PARTICIPAÇÃO EM MODALIDADES
O coordenador de Jogos e Artes Escolares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Evangelista Araújo informou que, a delegação de Rondônia conta com 258 integrantes, incluindo atletas, dirigentes e técnicos. “Estamos muito bem representados em modalidades individuais como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Nas modalidades coletivas, temos equipes de basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia”, salientou.
TRADIÇÃO
Os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo fomentar a participação de estudantes-atletas de todo o país em atividades esportivas, promovendo assim, a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. As competições seguem até o dia 3 de outubro, com 18 modalidades disputadas em diferentes locais da capital pernambucana.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.
Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.
Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”
Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”
INTERCÂMBIO
O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.
O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:
- Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
- Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
- Reuniões com representantes do governo norte-americano;
- Apresentações sobre o Brasil.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Brasil5 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia5 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio5 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Polícia4 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
-
Agronegócio5 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia5 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro
-
Rondônia5 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
Você precisa estar logado para postar um comentário Login