Rondônia

Operação Lei Seca é intensificada e número de embriaguez ao volante é alarmante

Rondônia


Novo Etilômetro Alcolizer detecta teor alcóolico no ambiente

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia reforça as ações direcionadas para a Lei Seca em Porto Velho, com intuito de coibir o aumento no número de acidentes relacionados ao uso de bebida alcoólica. Na noite da última sexta-feira (11) a equipe de fiscalização reforçou todo o trabalho para garantir a segurança no trânsito, com toda a ação sendo acompanhada pelo diretor-geral da autarquia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, que chamou atenção para número de  casos registrados de pessoas dirigindo sob efeitos de bebidas alcóolicas.

O diretor do Detran Rondônia, bem como o secretário executivo, Israel de Souza e o assessor Allen Luna dos Santos, acompanharam todo o processo que envolve a realização da Operação Lei Seca que vai desde a reunião que acontece com agentes antes de irem a campo, que é chamada de preleção, onde o chefe da equipe passa as coordenadas e informa a função de cada servidor na execução do trabalho.

Durante a preleção, Paulo Higo falou da importância do trabalho realizado pelos agentes e auxiliares de trânsito, que fazem um trabalho de segurança no trânsito, um trabalho em prol da vida e destacou a parceria da Polícia Militar e na pessoa do comandante-geral, coronel PM James Padilha agradeceu a todos os militares que são parceiros na execução desse trabalho.

Em seguida a equipe saiu em comboio para o local do primeiro ponto de abordagem da Lei Seca que foi realizada na Avenida Rio Madeira com Pinheiro Machado. O diretor do Detran fez questão de ir no veículo van que transporta a maior parte dos agentes até o local da operação.

Durante as abordagens, Paulo Higo pode acompanhar o quanto a equipe de fiscalização é preparada para a realização do trabalho, “a forma respeitosa de abordar o usuário, um trabalho de excelência”, afirmou.

Operação Lei Seca foi reformulada, ficou mais dinâmica e eficiente

Ele disse ainda que o número de condutores que dirigem sob efeito de bebida alcóolica é alarmante em Porto Velho e que nas cidades do interior do Estado não é diferente, os dados das operações da Lei Seca que são realizados nos municípios de Rondônia comprovam isso.

“A Operação Lei Seca é uma ferramenta importante em prol da vida, toda vez que um condutor embriagado é retirado do trânsito, estamos salvaguardando a vida desse condutor e de outras pessoas e agradeço aos servidores do Detran pelo trabalho realizado”, disse o diretor da autarquia.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, agradeceu o diretor do Detran e o secretário executivo, Israel Souza por acompanhar in loco o trabalho que é realizado pelos agentes de trânsito na Operação Lei Seca. “Enquanto as pessoas estão em suas casas descansando ou se divertindo, nós estamos trabalhando durante a noite e nas madrugadas para garantir segurança no trânsito”, disse Welton Ribeiro.

O coordenador da Lei Seca em Rondônia ressalta que as pessoas não são proibidas de ingerir bebida alcóolica o que não pode é beber e dirigir. A dica para quem vai sair para beber bebida alcoólica é usar outros métodos de locomoção, como carro de aplicativo, carona com quem está sóbrio, táxi enfim, não adianta beber e dirigir, pois o álcool leva um tempo considerável e ainda depende de cada pessoa para ser metabolizado pelo organismo.

MULTA

A multa para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica é de R$ 2.934,70, se o motorista for reincidente em um prazo de 12 meses o valor da multa é dobrado. O condutor ao fazer o teste do etilômetro e der concentração acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, fica caracterizado crime de trânsito.

Em caso de recusa ao fazer o teste do etilômetro é lavrado um Termo de Constatação (TC) onde são relatados os sintomas aparente do indivíduo, um agente de trânsito conduz o motorista até a Central de Polícia Civil para relatar todos os fatos presenciados por eles durante a abordagem ao condutor. A operação Lei Seca foi criada no Brasil para reduzir o número de mortes no trânsito. Em Rondônia faz 10 anos que a Lei Seca foi implantada.

ETILÔMETRO ALCOLIZER

A operação Lei Seca passou a operar com novo método de trabalho, ficou mais dinâmica, ganhou um braço com maior alcance tirando maior número de condutores embriagados da rua e oferecendo a população maior segurança no trânsito. O Detran Rondônia investiu em equipamentos tecnológicos, a exemplo do etilômetros Alcolizer, que consegue detectar a presença de álcool no ar sem a necessidade do condutor fazer o teste assoprando no bico do aparelho.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Matrícula online para estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino de Rondônia inicia na próxima segunda-feira, 13

Publicados

em

O prazo exclusivo para esse público segue até dia 17 de janeiro, com o sistema disponível a partir das 6h 

O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. O prazo exclusivo para esse público segue até o dia 17 de janeiro, com o sistema disponível a partir das 6h, no endereço eletrônico https://matriculaonline.seduc.ro.gov.br/

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após o período exclusivo, a segunda etapa da matrícula será aberta de 20 a 24 de janeiro, destinada aos demais estudantes.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 

Os pais ou responsáveis que realizarem a matrícula online terão um prazo de 24 horas (considerando o horário de funcionamento da escola) para comparecer à unidade educacional selecionada, levando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG do estudante – original e cópia;
  • CPF do estudante – original e cópia;
  • Os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual tiveram suas rematrículas realizadas automaticamente

    Comprovante de residência atualizado, com o CEP – original e cópia;

  • Duas fotos 3×4;
  • Histórico Escolar ou declaração de escolaridade;
  • Cartão de inscrição em programa social e Número de Identificação Social (NIS) – original e cópia;
  • Cartão do SUS, caso possua;
  • CPF e RG do responsável legal para estudantes menores de 18 anos – original e cópia.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual de Ensino tiveram suas rematrículas realizadas automaticamente pela unidade escolar onde estão matriculados.

TRANSFERÊNCIAS 

Estudantes que já estão na Rede Pública Estadual e necessitam de transferência por questões de logística ou localização, poderão solicitar o procedimento a partir de 29 de janeiro. Para isso, devem comparecer à escola desejada, verificar a disponibilidade vaga e solicitar a declaração da vaga, documento essencial para efetivar a transferência.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA