Rondônia

Parceria entre governo de RO e Ministério da Saúde amplia acesso a especialistas nos municípios

Rondônia

Programa viabiliza praticidade para consultas e exames especializados

Com o objetivo de ampliar a eficiência dos serviços em saúde especializados para população rondoniense, o governo de Rondônia, em parceria com o Ministério da Saúde concluiu a adesão do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) a todos os 52  municípios do estado, no dia 12 de novembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o principal objetivo é diminuir a burocracia para execução dos procedimentos.

Com o programa, o paciente que necessitar de mais de uma consulta ou exame da mesma especialidade, não vai precisar entrar em várias filas, sendo colocado em única fila que dará acesso às consultas e exames necessários. Durante a reunião, foi firmado que as Secretarias Municipais de Saúde supervisionarão os serviços para que seja executado no máximo em 30 a 60 dias.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa vem para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e deixa-lo mais próximo do cidadão. “A criação de projetos como esse são essenciais para população, pois aproxima ainda mais o sistema de saúde das pessoas, oferecendo um atendimento mais ágil e acessível. Quando facilitamos o acesso às consultas e exames especializados, reduzimos o tempo de espera e garantimos que os pacientes tenham o cuidado necessário no momento certo. A iniciativa além de transformar o atendimento em saúde, promove qualidade de vida e mais confiança no sistema público”, ressaltou.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, salienta que o objetivo é agilizar o acesso dos pacientes às consultas e exames especializados, exigindo menos burocracia. “Para isso, os encaminhamentos são feitos diretamente pelas equipes de Atenção Primária (eAP), como a equipe de Saúde da Família (eSF).”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA