Rondônia
Reintegração: reeducandos fabricam vasos de concreto em unidade prisional de Porto Velho
Rondônia
Com o objetivo de reintegrar por meio do trabalho, estão sendo confeccionados desde o início de setembro, através de mão de obra reeducanda, vasos de concreto para comercialização na penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho. Os investimentos do governo de Rondônia na capacitação dos internos é fundamental para construção de um futuro melhor ao acreditar na transformação através do trabalho e educação.
A fabricação dos vasos é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com Cooperativa Multidisciplinar do Trabalho e Desenvolvimento da Amazônia (Cootama), que ofereceu uma qualificação mais insumos para a confecção dos itens, tendo como retorno metade dos valores recebidos pela comercialização dos vasos. Os itens estão sendo comercializados em horário comercial, na sede da Cootama e na Casa de Cultura Ivan Marrocos, custando R$30 (trinta reais) a unidade.
NOVA PROFISSÃO
A capacitação ocorreu de 1° de julho a 2 de setembro, totalizando 240 horas, e qualificou 16 reintegrandos do regime fechado, da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, visando desenvolver habilidades artísticas e manuais através da cerâmica, como incentivo para prática de uma nova profissão a ser exercida durante e após o cumprimento de pena.
Os reeducandos que participaram da oficina receberam 20 dias de remição de pena por meio da educação, instituída pela Lei nº 7.210/1984. Durante o curso, foram realizados artefatos de concretos que serão vendidos para população de forma geral.
A distribuição dos valores da comercialização dos vasos será feita de forma igualitária, onde metade retornará à cooperativa e a outra metade para os apenados participantes do projeto.
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o impacto do projeto é essencial para garantir aos internos acesso a oportunidades que os preparem para o mercado de trabalho. “Este é um passo significativo na direção da reintegração social”, ressaltou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Governo de Rondônia acelera investimentos em infraestrutura no Cone Sul
A recuperação da Rodovia-443, na zona rural de Vilhena, está transformando a mobilidade da região. Conhecida como Kapa 144 e Estrada da Resina, a via é essencial para o fluxo da produção agrícola e a segurança de motoristas e moradores. Iniciada em 25 de novembro de 2024 pelo governo de Rondônia, a obra abrange cerca de 70 quilômetros e inclui serviços de cascalho, patrolamento, limpeza das laterais, corte de morros e levantamento de gride.
Realizada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), através da 9ª Residência Regional, a iniciativa conta com duas frentes de trabalho. A Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF) fortaleceu os esforços, enviando maquinários e profissionais de diversas regiões do estado.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o esforço conjunto assegura segurança e desenvolvimento para Vilhena e toda a região. “O governo segue trabalhando para transformar a infraestrutura e oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para a população do Cone Sul”, ressaltou.
A ação traz para Vilhena equipamentos como:
- 15 caminhões basculantes
- 3 escavadeiras hidráulicas
- 3 rolos compactadores
- 3 motoniveladoras
- 1 retroescavadeira
- 1 caminhão de comboio
- 2 caminhões-pipa
- 2 caminhões de prancha
- 1 micro-ônibus
A equipe local da 9ª Residência de Vilhena também contribuiu com:
- 9 caminhões caçamba
- 1 escavadeira hidráulica
- 1 motoniveladora
- 1 caminhão de comboio
- 1 caminhão-pipa
No total, 51 profissionais, entre engenheiros e operadores, estão empenhados na obra, que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio7 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio7 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Agronegócio7 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
TJ RO3 dias atrás
TJRO adere à plataforma para servidores e magistrados utilizarem serviços de saúde, exercícios e terapia online
Você precisa estar logado para postar um comentário Login