RONDÔNIA RURAL SHOW
RondoLEITE vai expor plantel de animais certificados na Rondônia Rural Show Internacional
RONDÔNIA RURAL SHOW
Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, realizada pelo Governo de Rondônia entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná, trará a exposição de mais de 200 animais, entre ovinos, caprinos, equinos e bovinos da raça de produção de leite e carne. A apresentação faz parte da programação da 5ª Exposição Rondoniense do Agronegócio do Leite (RondoLEITE), no pavilhão da Bovinocultura.
A Rondônia Rural Show Internacional, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), é um evento fundamental para os produtores rurais do Estado, pois proporciona um espaço para troca de conhecimentos e disseminação de novas técnicas e tecnologias para o campo.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do evento, que proporciona conhecimento técnico e ferramentas aos produtores rurais para aplicarem em suas propriedades. “É uma oportunidade valiosa para que os pecuaristas possam conhecer novas técnicas de melhoria genética”.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o evento gera benefícios, tanto para o produtor rural quanto para economia local. “Todo plantel é certificado e estará disponível, também, para comercialização. A proposta de apresentar esses animais de alta qualidade é exatamente para promover a troca de informações entre os criadores, com o intuito de aprimorar geneticamente cada raça”, destacou.
REGULAMENTO
No site oficial da Rondônia Rural Show Internacional está o manual e o regulamento de exposição dos animais. Segundo o documento, divulgado com antecedência a todos os inscritos, nenhum animal poderá entrar no evento, senão estiver acompanhado de Nota Fiscal (GTA), atestado ou certificado sanitários; emitidos por médico veterinário credenciado, conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
Outra exigência é o registro genealógico definitivo dos animais, em sua respectiva associação, conforme registro específico, com documento emitido. Os visitantes poderão conhecer o plantel nas baias construídas pela organização da Rondônia Rural Show Internacional, no Pavilhão da Bovinocultura. Haverá também, comercialização dos bovinos, durante os seis dias do evento, a partir das 8 horas.
Fonte: Governo RO
RONDÔNIA RURAL SHOW
Judiciário entrega mudas florestais durante a Rondônia Rural
Projeto da comarca de Ji-Paraná é feito em parceria com órgãos de fiscalização e prefeituras
Centenas de pessoas receberam mudas de espécies nativas, como Samaúma, Mogno, Mirindiba, Timboril e Paricá em ação realizada pelo Poder Judiciário de Rondônia durante a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. As plantas são oriundas de viveiros construídos por meio de parceria dos Juizados Especiais Criminais de Ji-Paraná, órgãos de fiscalização e prefeituras.
Para a cozinheira Maria Helena, a doação de mudas é uma ação muito boa, pois possibilita o reflorestamento e incentiva a preservação da natureza. Além dos negócios e aprendizado disponibilizados na feira agropecuária, o cuidado com o meio ambiente também esteve em evidência no estande do TJRO. Ao todo, foram 500 mudas nativas disponibilizadas para distribuição, que foram cultivadas no Viveiro da Prefeitura de Ji-Paraná.
A distribuição visa incentivar as pessoas que visitaram o estande do Tribunal de Justiça a atuar no reflorestamento e arborização das cidades, especialmente em áreas degradadas pela ação humana, além de fornecer informações sobre o Fórum Digital da Justiça de Rondônia, que é vencedor do Prêmio Innovare e que foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação em todo o país.
Segundo o juiz Maximiliano Deitos, idealizador do projeto envolvendo as mudas, a construção e manutenção dos viveiros municipais é feita a partir da destinação de madeiras apreendidas durante a fiscalização de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e o Ibama. A iniciativa faz parte do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” dos juizados especiais criminais da Comarca de Ji-Paraná, foi vencedor do prêmio Juízo Verde, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Reflorestamento
O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, busca incentivar a construção ou revitalização de viveiros municipais em Rondônia, contribuindo para a produção de mudas florestais e a restauração de áreas degradadas, incluindo lixões desativados, matas ciliares, urbanização e nascentes de rios. Na etapa inicial, em 2022, foram implantados 12 viveiros, e após reuniões com outros municípios, o projeto expandiu-se com a adesão de 25 municípios divididos em 3 regionais para uma melhor coordenação das atividades. Ao todo já são 37 municípios parceiros.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio5 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Esporte7 dias atrás
River Plate mostra interesse em Galoppo, meio-campista do São Paulo
-
Agronegócio6 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol