Rondônia

Sala Especializada é inaugurada no Hospital Infantil Cosme e Damião para apoio à crianças suspeitas vítimas de violência

Rondônia

Sala Especializada atenderá prioritariamente crianças suspeitas de violência, com suporte de equipe multiprofissional 

Com o intuito de acolher crianças suspeitas vítimas de violência, o governo de Rondônia inaugurou na quinta-feira (7), no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), a Sala Especializada. Criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o ambiente oferece atendimento personalizado e humanizado para crianças em situação de vulnerabilidade, visando garantir um cuidado humanizado.

A Sala Especializada será dedicada prioritariamente às crianças suspeitas vítimas de violência, oferecendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional com ênfase em casos de violência sexual, garantindo um suporte completo às necessidades das crianças.

O ambiente dispõe de recursos especializados ao atendimento e acolhimento humanizado, seguindo rigorosamente os fluxos e protocolos operacionais. De acordo com a diretora do HICD, Antonieta Machado, a Sala Especializada possui uma estrutura sistematizada. “Será um ambiente seguro, que vai garantir um atendimento acolhedor e privado, permitindo que o paciente se sinta à vontade para falar. As informações serão tratadas com total confidencialidade”, ressaltou. 

AMBIENTE SEGURO

Os serviços oferecem exames especializados e suporte psicológico para crianças vítimas de violência

A estrutura do consultório foi planejada para atender à diferentes necessidades, oferecendo um ambiente seguro para as crianças suspeitas vítimas de violência, especialmente sexual. A diretora do HICD destacou ainda, a importância da integração dos atendimentos, ressaltando que o espaço conta com uma equipe de profissionais que conduzirá os casos de forma objetiva, clara e otimizada, evitando a repetição do trauma.

“A organização dos serviços de atendimento às suspeitas vítimas de violência sexual exige o trabalho de equipes multiprofissionais, garantindo respeito e sigilo,” enfatizou a diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião.

PROTEÇÃO SOCIAL 

Os serviços estão articulados com as redes de atenção à saúde e de proteção social, incluindo a realização de exames de corpo de delito em casos de violência sexual, onde o perito deverá se deslocar até o HICD para a realização do exame, evitando o deslocamento e a exposição do paciente. Além disso, será realizado o encaminhamento para que haja o devido acompanhamento psicológico, para tratar os traumas de violência, que podem ter efeitos profundos a longo prazo. 

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou o compromisso das equipes em oferecer um atendimento humanizado e especializado no Hospital Infantil Cosme e Damião para crianças suspeitas vítimas de violência. “Com iniciativas como essa, estamos construindo um sistema de saúde pública que coloca a proteção e o acolhimento das crianças como prioridade, proporcionando um ambiente seguro e de cuidado especializado.” 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA

Publicados

em

Karyn Cecília integra um grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, como soluções para os desafios climáticos 

A estudante Karyn Cecília de Oliveira Piazza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura, conquistou uma vaga para representar o estado de Rondônia no Programa Jovens Embaixadores (JE), nos Estados Unidos da América (EUA). Após passar por rigorosas etapas eliminatórias, a aluna rondoniense embarcou, na madrugada desta terça-feira (7), rumo a Brasília e, em seguida embarca para os EUA, onde participará do programa entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano, com coordenação da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e implementação pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa identifica e valoriza jovens com espírito empreendedor, que demonstram capacidade de gerar impactos positivos em suas comunidades por meio de ações inovadoras, contribuindo para o bem-estar social.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista da estudante demonstra a importância dos investimentos que a gestão estadual tem realizado na educação, oferecendo melhores condições e oportunidades aos jovens. “O foco é fortalecer a educação em Rondônia, investindo em infraestrutura, tecnologia, formação de professores e em programas como este, que abrem possibilidades para os estudantes”, salientou.

Karyn Cecília é aluna da Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Rolim de Moura

Em 2025, o programa assume um significado, ainda maior, alinhado à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil. O programa “JE – 30 pela COP 30!” selecionou 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Karyn Cecília, com sua dedicação e projetos, integra o grupo seleto de jovens que se destacam como agentes de transformação, com soluções para os desafios climáticos e promovendo um futuro mais sustentável.

Prestes a embarcar e emocionada com a conquista, Karyn Piazza compartilhou seus sentimentos. “Acredito que vai ser uma experiência muito incrível. Com muitas curiosidades. Vou adquirir muito conhecimento. Quando recebi a notícia através de um email da embaixada; que havia sido escolhida, chorei tanto, fiquei muito emocionada com essa conquista. Quero aprender sobre liderança, a cultura dos EUA e ter o máximo de experiência e ideias, e compartilhar tudo isso aqui no nosso estado.”

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que, a seleção de Karyn Piazza representa o reconhecimento do talento e potencial dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondônia. “Sua participação no programa Jovens Embaixadores é um exemplo inspirador para outros jovens, mostrando que é possível fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.”

A jovem estava acompanhada dos pais durante embarque

Segundo a coordenadora do setor de educação básica da Seduc, Mariy Kátia, a participação da estudante no programa é motivo de orgulho para comunidade escolar, ao município de Rolim de Moura e todo o estado. “É um orgulho ver nossos estudantes brilhando e representando Rondônia em um programa tão importante como o Jovens Embaixadores. Este intercâmbio cultural e de conhecimento, certamente trará frutos valiosos para a formação dela e ao futuro do nosso estado.”

INTERCÂMBIO

O programa Jovens Embaixadores (JE) é um intercâmbio de curta duração  nos Estados Unidos  para estudantes da rede pública do Brasil que se destacam em suas  respectivas  comunidades  pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança  e espírito empreendedor.

O Jovens Embaixadores oferece aos participantes uma experiência enriquecedora, com atividades que incluem:

  • Oficinas sobre liderança e empreendedorismo;
  • Visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social;
  • Reuniões com representantes do governo norte-americano;
  • Apresentações sobre o Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA