Rondônia

#SEGURANÇA: Polícia Militar de Rondônia alerta sobre cuidados que podem evitar furtos e roubos

Rondônia

Atenção é palavra de ordem ao realizar ações bancárias e o ideal é evitar saques e fazer os pagamentos utilizando as funções débito ou crédito

Final de ano costuma registrar mais movimento de consumidores em áreas comerciais das grandes e também pequenas cidades. A boa notícia, que impulsiona esse movimento, é que o mês de dezembro costuma ser de festa e de incremento financeiro tanto na indústria, quanto no comércio e também para os trabalhadores. Mas o que pode transformar a alegria em tristeza são as possíveis ações criminosas, como roubos e furtos cometidos por criminosos, atentos a qualquer distração do cidadão. O meio termo no assunto é que muitos incidentes podem ser evitados, basta para isso alguns cuidados, pequenos hábitos que podem ser adquiridos e colocados em prática por qualquer pessoa, segundo o coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, comandante geral da Polícia Militar.

A primeira dica recorre a um assunto que costuma ser campeão em infrações de trânsito: o uso indevido do aparelho celular. Desta vez, não com a ótica do trânsito, e sim, com atenção à exposição do aparelho. O comandante Ronaldo Flores detalha que furtos e roubos de celulares representam 70% das denúncias que chegam às Centrais de Polícia, mas um detalhe chama a atenção das guarnições: muitos casos acontecem por distração e falta de preocupação do usuário em relação à sua segurança e ao uso dessa ferramenta. “Há casos que o usuário facilita para o bandido agir por isso, a dica é: não carregue seu celular à mostra em ruas ou avenidas, de maneira nenhuma. Não converse ou responda mensagens na rua. Na cabeça de criminoso, até mesmo o iPhone que ele não consegue usar, destrói e vende as peças”, alerta.

Em relação ao uso de veículos, o principal cuidado é garantir que o alarme foi acionado. Isso mesmo. Ultimamente os bandidos utilizam um dispositivo chamado “chapolin”, que consiste em bloquear o alarme dos veículos. Funciona mais ou menos assim: uma pessoa mal intencionada observa, a certa distância, um veículo sendo estacionado, o motorista desce e aciona o alarme, mas o bandido acionou anteriormente o dispositivo que bloqueia o funcionamento do alarme. Sem perceber o motorista sai do local e deixa o veículo aberto, o que facilita o furto. “Confirme, sempre, se realmente a porta do veículo foi travada”, recomenda o comandante.

Ainda em relação ao uso de veículos, outra dica é: entrar, acionar o cinto de segurança, travar as portas, ligar o veículo e sair do local imediatamente. “Não é nada prudente ficar no carro parado fazendo ligações telefônicas ou checando o whatsapp”, alerta.

Marina Aguiar: “às vezes até exagero no cuidado”

Para fazer compras, o recomendado é uso de cartões de crédito ou débito, mas se houver realmente necessidade de saque, a técnica é ficar atento a todo movimento ao redor. Segundo o comandante, as próprias pessoas dão indícios se estão mal intencionadas, são os chamados movimentos suspeitos, como por exemplo, se observa demais as ações de uma pessoa na fila. Até mesmo o uso do celular pode ser indício de atitude suspeita, ou seja, que uma pessoa mal intencionada esteja repassando informações para outro bandido do lado de fora da agência. “Nunca conte dinheiro na agência, não dê essa pista para o bandido porque ele facilmente informará para o comparsa, que está do lado de fora, suas características e até o valor do saque”, ressalta.

USO DE BOLSAS

Pode parecer infantil a abordagem sobre o uso de bolsas, podendo ser sociais, esportivas e até mochilas. As recomendações do comandante, principalmente para as mulheres que usam bolsas tiracolo (seguras ao ombro) é que sempre use esse acessório seguro ao corpo e sempre para o lado da calçada. Nunca virada para a rua ou avenida, pois dessa maneira é mais fácil ser puxada. Marina Aguiar, dona de casa, garante que usa a bolsa de maneira correta e sempre está atenta. “Às vezes até exagero, quando sei que vou andar por locais que me sinto insegura, levo uma bolsa pequena, dentro de uma sacola”, diz.

Também há recomendações do comandante Ronaldo Flores para as pessoas ou famílias que pretendem viajar este final de ano: em relação à segurança do patrimônio. O recomendado é informar aos vizinhos o período que estará fora e preferencialmente deixar alguém no domicílio. “Compensa mais pagar certo valor para uma pessoa cuidar do imóvel, a gastar mais com a perda de bens, caso aconteça ação criminosa”, compara.

Para colaborar com o policiamento essa época do ano, os efetivos da Polícia Militar já estão em maior número nas ruas tanto da capital, Porto Velho, quanto nas cidades do interior. O policiamento reforçado tanto de policiais nas ruas, nos centros comerciais, quanto de viaturas se dará no decorrer do ano. “Além de operações, que estamos realizando, visando maior segurança à população do Estado”, assegura Flores.

Mas a orientação caso aconteça o assalto é nunca reaja e se possível redobre a atenção em suas funções cognitivas, principalmente a visão, observando placa de veículo, detalhes sobre a roupa, manchas no corpo, qualquer característica que possa facilitar a identificação do suspeito futuramente. “Nunca reaja, porque o bandido pode estar mais nervoso que a vítima”, recomenda.

E a recomendação final é vigilância, pois existe até nome para as ações, que contribuem com a prática de crimes: chama-se vitimologia e qualquer pessoa que estiver distraída pode cometer. De acordo com o comandante Ronaldo, o aconselhável é que as pessoas desenvolvam mais a atenção, frente ao crescente número de crimes ocorridos em quase todas as cidades de Rondônia. “O ideal era que não existisse esse tipo de crime em nossa sociedade, mas já que existe, a população pode colaborar, adotando um pouco mais de atenção quanto à sua própria segurança”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Ações de finanças desenvolvidas pelo governo de RO durante o ano destacam avanço da economia no estado

Publicados

em

A conquista da Nota A+ do Tesouro Nacional, na Capacidade de Pagamento (Capag), foi um marco de solidez fiscal para Rondônia

Para manter uma economia equilibrada, o governo de Rondônia trabalhou com afinco em 2024. O resultado veio através da conquista da Nota A+ em Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. Benefícios fiscais também foram concedidos durante o ano, como a ampliação de benefícios para pessoas com deficiência, autismo e síndrome de Down, e isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motoristas de aplicativos, dentre outras ações. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados alcançados demonstram que o estado está no caminho certo, promovendo avanços que impactam diretamente a vida dos cidadãos e fortalecem a economia. “Os investimentos em inovação, infraestrutura e desenvolvimento econômico reafirmam o compromisso do governo com o crescimento e bem-estar da população, criando um ambiente mais inclusivo, acessível e próspero.”

CONQUISTA DA NOTA A+

A conquista da Nota A+ do Tesouro Nacional na Capag foi um marco de solidez fiscal para Rondônia. A certificação atesta a excelência da gestão fiscal e permite melhores condições de captação de recursos. Pelo quinto ano consecutivo o estado recebe nota A, e este ano veio acrescida do sinal de adição “+”, que indica também excelência na qualidade das informações contábeis de Rondônia.

O titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando Pereira da Silva, enfatizou a importância da nota A+ para o fortalecimento econômico do estado. “Essa conquista é resultado do compromisso da equipe com a transparência e responsabilidade fiscal. Estamos construindo um futuro mais próspero para Rondônia.”

ECONOMIA LOCAL

Outro destaque do ano foi o pagamento antecipado de precatórios no valor de R$ 120 milhões. Com o Acordo Direto, o governo de Rondônia promoveu agilidade no cumprimento de obrigações judiciais, injetando recursos na economia local. Em novembro, foi lançado mais um edital com R$ 190 milhões para novos acordos, ampliando o impacto positivo.

Sorteio trimestral do Nota Legal foi realizado durante a feira da RRSI

BENEFÍCIOS FISCAIS

Em 2024, Rondônia avançou em benefícios fiscais. Mais de 350 mil motocicletas de até 170 cilindradas passaram a ser isentas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Além disso, motoristas de aplicativos qualificados também foram contemplados com a isenção do IPVA, conforme critérios de desempenho definidos por localidade.

INCLUSÃO SOCIAL

O governo de Rondônia também ampliou isenções de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e IPVA para veículos de pessoas com deficiência (PcDs), beneficiando também autistas e pessoas com Síndrome de Down. Com novos decretos, o teto de isenção foi elevado, promovendo mais acessibilidade e inclusão social. 

Loja do Nota Legal Rondoniense fica até dia 31 de dezembro em um shopping da Capital

INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS 

A Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), maior evento do agronegócio da Região Norte, foi fortalecida com incentivos tributários. A ampliação do prazo de pagamento do ICMS e o parcelamento em três vezes sem juros, permitiram mais investimentos no setor agropecuário, estimulando a economia local. A Sefin esteve presente no evento com o programa Nota Legal Rondoniense e realizou o sorteio trimestral do programa durante a feira.

RECUPERAÇÃO FISCAL 

O Programa de Recuperação de Créditos de ICMS (Refaz ICMS 2024) também foi um marco este ano. Empresas têm até 27 de dezembro de 2024 para obter descontos de até 95% em juros e multas. A iniciativa impulsiona a regularização fiscal e fortalece a estabilidade econômica.

REGULARIZAÇÃO DE NEGÓCIOS 

Os programas Cidadania Empresarial e Cidadania Rural ofereceram oportunidades para regularização de negócios e acesso a benefícios fiscais. Realizados em várias cidades, os eventos reforçaram o apoio ao setor empresarial e produtivo, gerando emprego e crescimento.

Nova plataforma digital integrada facilita o atendimento ao contribuinte com inteligência artificial e suporte online

LOJA NOTA LEGAL 

A inauguração da loja Nota Legal Rondoniense, em Porto Velho, foi outra importante conquista. O espaço aproxima a população dos serviços do programa, e incentiva a cidadania fiscal. A loja oferece orientações para participação no programa, com sorteios, premiações e doações a entidades, e permanece em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, até o dia 31 de dezembro.

MODERNIZAÇÃO 

A modernização da Sefin foi priorizada com a renovação do parque tecnológico, aquisição de novos equipamentos e um Data Center, e ainda, a implementação do atendimento virtual com o uso de inteligência artificial e ferramentas digitais. O lançamento do sistema Fiscal Eletrônico versão 1.2 do E-Fisc, e do sistema de gestão e execução fiscal eletrônico, aprimorou os processos de fiscalização.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA