Rondônia

Servidores da saúde de Rondônia participam da 1ª Oficina do Projeto Fortalece SES com Ministério da Saúde

Rondônia

O Projeto visa fortalecer as Secretarias Estaduais de Saúde

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) participaram, na segunda e terça-feira (10), da 1ª Oficina do Projeto Fortalece SES, cujo objetivo trata do fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), com um aporte teórico-metodológico para aprimorar o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde, bem como a atuação na governança regional das redes de atenção à saúde. A oficina ocorreu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho.

Mediada pelo Ministério da Saúde (MS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o evento foi transmitido por meio de plataforma digital, para viabilizar a participação de gestores das regionais de saúde, em conformidade com o Decreto de Contingenciamento de Gastos nº 29.321, de 25 de julho de 2024, do governo de Rondônia. Ao todo, foram capacitados 25 servidores da Assessoria Técnica, Diretoria Executiva, Coordenadoria do Sistema de Apoio à Descentralização (Cosad), regionais de saúde e da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES).

TEMAS DO EVENTO

Durante o evento, foram abordados temas como:

  • Planejamento Estratégico e Modelo de Gestão, para implementação de políticas de saúde;
  • Planejamento Regional Integrado, com foco na governança regionalizada;
  • Rede de Atenção à Saúde;
  • Modelo Assistencial, e
  • Monitoramento do Planejamento Estadual de Saúde (PES) no estado de Rondônia.

O coordenador de Planejamento em Saúde da Sesau, Paulo Roberto Morey destacou a relevância da oficina, que proporciona aos servidores, a oportunidade de aprimorar práticas na gestão do SUS. “A Sesau tem desenvolvido instrumentos essenciais que otimizam a rotina profissional e contribuem diretamente na oferta do serviço à saúde qualitativa aos usuários da rede pública”, ressaltou.

SOBRE O PROJETO

Assinado pela Sesau e Haoc, por meio de Termo de Adesão em 22 de maio de 2024, o projeto oferece capacitações conduzidas por facilitadores especializados, além de cursos de Educação a Distância (EaD) em uma plataforma digital, e uma trilha de apoio adaptada às necessidades específicas da Sesau. Além disso, também promove iniciativas e instrumentos ao compartilhamento de conhecimentos e práticas entre as secretarias de saúde, através de seminários (online e presenciais), site do projeto, plenárias dos cursos EaD, publicações online e documentos informativos.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha reiterou que, a participação de Rondônia no evento incentiva e capacita servidores para agregar melhorias no serviço público. “É através desta rede de contatos que novas ideias são incorporadas, projetos são efetivados e a saúde pública passa a ter atendimentos mais humanizados e efetivos para os cidadãos”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Governo de RO institui Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural para fortalecer a juventude no campo

Publicados

em

Iniciativa visa beneficiar jovens entre 16 e 29 anos, pertencentes a famílias de baixa renda que atuam no meio rural

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da juventude rural e fomentar o empreendedorismo, o governo de Rondônia sancionou a Lei nº 5.952_, que cria o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. A iniciativa visa beneficiar jovens entre 16 e 29 anos, pertencentes a famílias de baixa renda que atuam no meio rural, oferecendo capacitação, acesso ao crédito e apoio ao desenvolvimento de projetos produtivos. A lei também estabelece diretrizes voltadas para educação empreendedora, sustentabilidade e inovação no campo, buscando transformar jovens em agentes estratégicos de desenvolvimento em suas comunidades.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, ressaltou a importância da lei para o fortalecimento da agricultura familiar e a permanência de jovens no campo. “Este programa dará oportunidade aos jovens de construir um futuro próspero no meio rural, com formação adequada e acesso aos recursos necessários para empreender. É uma iniciativa que alia educação, tecnologia e sustentabilidade, promovendo dessa forma, o progresso de Rondônia de forma inclusiva e inovadora.”

Entre os principais critérios do programa, está o atendimento exclusivo aos jovens que se enquadrem no conceito de baixa renda familiar, conforme definido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As vantagens incluem formação técnica, acesso a linhas de crédito específicas, apoio para a elaboração de projetos produtivos e incentivo à sucessão familiar no meio rural. Além disso, a lei promove a capacitação em governança, comercialização e uso de inovações tecnológicas, fortalecendo o cooperativismo e as práticas sustentáveis no campo.

A gestão do programa será realizada pelo Poder Executivo, que atuará em parceria com diferentes esferas governamentais e organizações da sociedade civil para garantir a efetivação dos objetivos estabelecidos. A implementação será detalhada em regulamentações futuras, assegurando que os jovens do campo possam usufruir de todos os benefícios previstos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA