TJ RO
TJRO participa do encontro sobre Justiça Restaurativa e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no TJPR
TJ RO
Durante os dias 03, 04 e 05 de julho, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), participou do Encontro de Justiça Restaurativa e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado em Curitiba (PR), no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O evento em comemoração aos 10 anos da Justiça Restaurativa no Judiciário paranaense contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Debates, oficinas e discussões que possibilitaram a reflexão sobre a trajetória da Justiça Restaurativa fizeram parte da programação, evidenciando conquistas e aprendizados ocorridos nos 10 anos do projeto, além de desenvolver a discussão de objetivos a serem alcançados, como a redução de desigualdades, a qualidade e a força da Justiça.
Servidores de diversas regiões do país se reuniram para discutir como as práticas restaurativas podem contribuir diretamente para a promoção dos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).
O TJRO marcou presença no encontro, por meio de membros da Coordenadoria da Justiça Restaurativa, que reafirmaram seus compromissos com os princípios transformadores.
”Foi um evento muito rico porque ele contou com uma apresentação de pilares voltados à violência doméstica, infracional e às questões de comunidade. E muitos conceitos que já estão sendo trabalhados, foram fortalecidos. Ficou bem clara a possibilidade de expansão na vertente da Justiça Restaurativa no âmbito criminal”, contou a juíza coordenadora da Justiça Restaurativa Kerley Alcântara, integrante do comitê da Justiça Restaurativa do TJRO.
Já Leandro Fonseca Missiatto, psicólogo do TJRO da comarca de Pimenta Bueno, contou que a participação no evento foi enriquecedora. “Pude não apenas aprender com especialistas e praticantes de todo o Brasil, mas também contribuir com minhas experiências a partir do projeto do qual faço parte, “Justiça Restaurativa na Escola”, realizado na comarca de Pimenta Bueno. Percebi como os conceitos de Justiça Restaurativa podem ser adaptados e fortalecidos à luz dos ODS”, disse.
Elivânia Lima, facilitadora da Justiça Restaurativa e assistente social do TJRO também destacou sua experiência. “O evento foi surpreendente, pois durante as palestras e oficinas ficou clara a conexão existente entre a Justiça Restaurativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visto que ambos almejam o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade, respeitando a diversidade humana e o meio ambiente”, contou.
A Justiça Restaurativa é um método alternativo para prevenção e resolução de conflitos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, ela é um conjunto alinhado e sistêmico de princípios e mecanismos que procura a conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais que possam ser motivadores de conflitos e violência, procurando solucionar de forma organizada, tanto os danos concretos quanto os danos abstratos causados naquele conflito.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.
O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.
As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
O que são as Câmaras no Judiciário?
As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia6 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia6 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Polícia6 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Rondônia3 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Agronegócio6 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Polícia6 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens
-
Rondônia6 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 16 a 20 de dezembro
Você precisa estar logado para postar um comentário Login