Eleições
TRE-RO celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário com estreia de Websérie e Cápsula do Tempo
Eleições
O Dia da Memória é celebrado em 10 de maio e integra uma série de ações voltadas à preservação da história dos tribunais do país
Em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta terça-feira, 10 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lança a Websérie “Memória Eleitoral – construindo a história da Justiça Eleitoral Rondoniense”, resgatando depoimentos de personalidades que fizeram parte da história deste Regional.
A Websérie que será transmitida de forma mensal no canal oficial do TRE-RO, no Youtube, é um convite a uma viagem ao passado, valorizando as histórias daqueles que escreveram páginas de importância cultural para a Justiça Eleitoral rondoniense.
Memória Eleitoral – Zélia Rolim Jorge Badra
No seu episódio de estreia, será abordada a história da primeira diretora-geral do TRE-RO, Zélia Rolim Jorge Badra (in memorian), como reconhecimento da importância de sua passagem por este Tribunal.
Zelinha, como era conhecida entre familiares e amigos, natural de belo horizonte/MG, foi a primeira Diretora-Geral do TRE-RO, no período de 31 de março de 1982 a 1º de janeiro de 1984. Servidora pública pioneira na formação do Estado de Rondônia, além de ex-Diretora do TRE-RO era também professora e atuou como tabeliã no município de Guajará-Mirim. Faleceu em Brasília, no dia 24 de outubro de 2020. À Justiça Eleitoral rondoniense deixou inestimável legado de profissionalismo e dedicação para a consolidação da democracia.
No ano de 2019, Zélia também fez sua última visita presencial no prédio-Sede do TRE-RO, em Porto Velho. Em 2020 foi homenageada na revista “Construtoras da Democracia – Mulheres Ontem e Hoje”, criada pela Comissão de Memória Eleitoral (disponível para consulta neste link).
Cápsula do Tempo
No dia da Memória do Poder Judiciário, a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lança o Projeto Cápsula do Tempo em comemoração aos “90 anos da Justiça Eleitoral” e “40 anos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.
O Público interno enviará suas participações até o dia 20 de maio, data do fechamento da “Cápsula do Tempo”. O conteúdo obtido ficará sob a guarda do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia e a Cápsula será aberta após dez anos, no dia 10 de maio de 2032, em ato comemorativo ao “Primeiro Século da Justiça Eleitoral” e ao “Meio Século do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.
O tema base dos questionamentos visa reunir os pensamentos e as perspectivas dos profissionais da Justiça Eleitoral e suas previsões sobre como estarão a Justiça Eleitoral e o próprio Tribunal quando dos atos comemorativos de Centenário da Justiça Eleitoral e do “Cinquentenário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.
Dia da Memória do Poder Judiciário
Criada em maio de 2020, por meio da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Dia da Memória do Poder Judiciário é o reconhecimento da importância da Memória como parte do Patrimônio Cultural brasileiro (art. 216 da Constituição Federal) e como componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições.
A data escolhida foi o dia 10 de maio, considerando a relevância da criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio de 10 de maio de 1808 para história do Poder Judiciário nacional.
Acesse aqui o #EP1 da Websérie Memória Eleitoral: Construindo a história da justiça eleitoral rondoniense.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Polícia6 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia6 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Polícia6 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Rondônia3 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Agronegócio6 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Polícia6 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens
-
Rondônia6 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 16 a 20 de dezembro