Rondônia
Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante
Rondônia
O turismo é um dos segmentos econômicos de Rondônia que está colhendo bons frutos com a expansão do ensino profissionalizante no estado. Cursos nessa área, ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), estão motivando alunos a seguirem carreira em profissões desse nicho de mercado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra no turismo fortalece as ações que a gestão estadual vem desenvolvendo com foco no setor. “O governo de Rondônia divulga as potencialidades do estado com o objetivo de atrair visitantes. É fundamental ter profissionais qualificados para receber os turistas”, salientou.
TRANSIÇÃO DE CARREIRA
A professora Ivone Nascimento Ferreira, que mora no Bairro Nova Floresta, em Porto velho, trocou a sala de aula pela atividade turística depois que fez os cursos Técnico em Eventos e Técnico em Guia de Turismo. “Estou fazendo atualmente o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Tenho planos de unir meu conhecimento em pedagogia e turismo para expandir a minha atuação”, destacou a estudante, que abriu uma empresa de animação infantil e faz guiamento de grupo de turistas.
Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo. Samuel Machado, que mora no Bairro Aeroclube, na Capital, fez o Curso Técnico em Guia de Turismo e justifica porque continua os estudos. “O condutor de turismo complementa o trabalho do guia de turismo, então se tenho as duas capacitações vou realizar um trabalho completo”, ressaltou.
BIOECONOMIA
O estudante Flaw Naje que mora no Bairro Teixeirão, em Porto Velho, é da mesma turma e, assim como os demais, prossegue a rotina escolar no Idep para ampliar as chances de conquistar novas oportunidades na indústria do turismo. “Fiz o Curso Técnico em Eventos e quem trabalha nessa área está sempre em contato com o público, inclusive turistas. Por isso, resolvi fazer o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais.”
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o Instituto está ampliando a qualificação da mão de obra para ocupações voltadas à bioeconomia, que garante a geração de riquezas e preserva os recursos naturais. “O ecoturismo se enquadra nesse contexto que cada vez mais se fortalece com os avanços da economia verde”, ressaltou.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A instituição de ensino está com inscrições abertas para cursos em outras áreas, e os interessados podem se inscrever no link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-porto-velho-ro-inscricoes-ate-17-10/
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Matrícula online para estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino de Rondônia inicia na próxima segunda-feira, 13
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. O prazo exclusivo para esse público segue até o dia 17 de janeiro, com o sistema disponível a partir das 6h, no endereço eletrônico https://matriculaonline.seduc.ro.gov.br/
Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após o período exclusivo, a segunda etapa da matrícula será aberta de 20 a 24 de janeiro, destinada aos demais estudantes.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os pais ou responsáveis que realizarem a matrícula online terão um prazo de 24 horas (considerando o horário de funcionamento da escola) para comparecer à unidade educacional selecionada, levando os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento ou RG do estudante – original e cópia;
- CPF do estudante – original e cópia;
-
Comprovante de residência atualizado, com o CEP – original e cópia;
- Duas fotos 3×4;
- Histórico Escolar ou declaração de escolaridade;
- Cartão de inscrição em programa social e Número de Identificação Social (NIS) – original e cópia;
- Cartão do SUS, caso possua;
- CPF e RG do responsável legal para estudantes menores de 18 anos – original e cópia.
De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual de Ensino tiveram suas rematrículas realizadas automaticamente pela unidade escolar onde estão matriculados.
TRANSFERÊNCIAS
Estudantes que já estão na Rede Pública Estadual e necessitam de transferência por questões de logística ou localização, poderão solicitar o procedimento a partir de 29 de janeiro. Para isso, devem comparecer à escola desejada, verificar a disponibilidade vaga e solicitar a declaração da vaga, documento essencial para efetivar a transferência.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Polícia7 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas