Rondônia

Unidade prisional feminina de Vilhena é selecionada por editora e recebe livros de projeto

Rondônia

A editora doou para o projeto 150 livros, contendo 25 exemplares de 6 títulos diferentes

Com o objetivo de fomentar a reintegração social por meio da leitura, o governo de Rondônia, em parceria com uma editora nacional, deu início ao projeto “Clube do Livro”; na Penitenciária Feminina de Vilhena. O projeto que terá duração de seis meses, iniciou na terça-feira (20), na unidade do município.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), através da Penitenciária Feminina de Vilhena, iniciou o projeto na unidade com o intuito de promover a prática da leitura como meio de aprendizado, estimulando a assiduidade dos estudos como meio de mudança de comportamento para base de reintegração sólida.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, projetos com finalidade educacional são reforços para a ressocialização durante o cumprimento de pena, pois proporcionam uma nova rotina aos internos, diminuindo a ociosidade, além de abrir caminhos para o desejo de trilhar a formação acadêmica. “Os investimentos do estado em iniciativas que promovam a reintegração social são fortalecidas pelo projeto através do estímulo ao estudo”, ressaltou.

A diretora da Penitenciária Feminina de Vilhena, Cristiane Garcia, destacou sobre a participação da unidade na iniciativa. “Fomos a única unidade prisional do estado selecionada ao projeto, cursamos a qualificação ofertada pela editora para poder aplicar o “Clube do Livro”, recebemos os livros e imediatamente iniciamos a promoção das rodas de leitura.”

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, as rodas de leitura proporcionam uma visão ampliada de mundo, onde as internas podem escolher um caminho de educação, qualificação e empregabilidade, promovendo desta forma, uma completa reintegração à sociedade.

SELEÇÃO 

Em fevereiro de 2024, a Penitenciária Feminina de Vilhena foi classificada por uma editora nacional e ficou entre as 20 unidades prisionais do Brasil, apta a receber o curso de Formação e Aprimoramento de Mediador de Leitura. O curso, que faz parte do projeto “Clube de Livros”, visou a capacitação para o acompanhamento e desenvolvimento das internas que participam do projeto de Remição pela Leitura, realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça.

A editora doou para o projeto 150 livros, sendo 25 exemplares de cada um dos 6 títulos diferentes:

  • O perfume da folha de chá – Dinah Jefferies
  • Redemoinho em dia quente – Jarid Arraes
  • Eu sou Malala – Malala Yousafzai com Patricia McCormick
  • O Alquimista – Paulo Coelho
  • Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis – Jarid Arraes
  • O fazedor de velhos – Rodrigo Lacerda

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Matrícula online para estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino de Rondônia inicia na próxima segunda-feira, 13

Publicados

em

O prazo exclusivo para esse público segue até dia 17 de janeiro, com o sistema disponível a partir das 6h 

O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. O prazo exclusivo para esse público segue até o dia 17 de janeiro, com o sistema disponível a partir das 6h, no endereço eletrônico https://matriculaonline.seduc.ro.gov.br/

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após o período exclusivo, a segunda etapa da matrícula será aberta de 20 a 24 de janeiro, destinada aos demais estudantes.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 

Os pais ou responsáveis que realizarem a matrícula online terão um prazo de 24 horas (considerando o horário de funcionamento da escola) para comparecer à unidade educacional selecionada, levando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG do estudante – original e cópia;
  • CPF do estudante – original e cópia;
  • Os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual tiveram suas rematrículas realizadas automaticamente

    Comprovante de residência atualizado, com o CEP – original e cópia;

  • Duas fotos 3×4;
  • Histórico Escolar ou declaração de escolaridade;
  • Cartão de inscrição em programa social e Número de Identificação Social (NIS) – original e cópia;
  • Cartão do SUS, caso possua;
  • CPF e RG do responsável legal para estudantes menores de 18 anos – original e cópia.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, os estudantes que já fazem parte da Rede Estadual de Ensino tiveram suas rematrículas realizadas automaticamente pela unidade escolar onde estão matriculados.

TRANSFERÊNCIAS 

Estudantes que já estão na Rede Pública Estadual e necessitam de transferência por questões de logística ou localização, poderão solicitar o procedimento a partir de 29 de janeiro. Para isso, devem comparecer à escola desejada, verificar a disponibilidade vaga e solicitar a declaração da vaga, documento essencial para efetivar a transferência.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA