TJ RO
15 novos(as) juízes(as) são empossados no Tribunal de Justiça de Rondônia
TJ RO
A cerimônia ocorreu no edifício-sede com a presença de autoridades e familiares
Na tarde do dia 22 de abril de 2024, o Tribunal de Justiça de Rondônia testemunhou um momento solene e marcante: a posse de 15 novos magistrados, aprovados no 20º concurso para ingresso na Magistratura do Estado. A cerimônia, realizada na sede do TJRO em Porto Velho, foi conduzida pelo desembargador Raduan Miguel Filho, presidente da instituição, e contou com a presença de uma série de autoridades de outros poderes, magistrados, convidados e familiares, os quais foram homenageados, tanto pelos empossandos quanto pelas autoridades que reconheceram neles o reflexo de uma trajetória de luta e vitórias.
Entre os presentes, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Vera Paixão, e o procurador de Justiça Carlos Grott, representando o Ministério Público do Estado. Além destes, estavam presentes o defensor público geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o procurador do Estado, Thiago Denger, representando o Governo do Estado, dentre outros representantes de instituições ligadas ao judiciário.
Após as formalidades de praxe, que incluíram a execução do Hino Nacional, a leitura do Termo do Compromisso e Termo de Posse, os novos juízes foram chamados, individualmente, para assumir seus cargos. A solenidade foi marcada por discursos repletos de emoção, que ressaltaram a importância da coragem, dedicação e compromisso com a Justiça para o exercício da magistratura.
A juíza substituta Muriel Clève Nicolodi emocionou a todos ao falar em nome da turma. Ela destacou a singularidade de cada trajetória, permeada por desafios superados com determinação e a importância do apoio mútuo durante essa jornada. Com um tom reflexivo, ela enfatizou que “a caminhada foi longa, ninguém vence sozinho”.
Em seguida, a representante da Advocacia compartilhou palavras de reconhecimento e inspiração, celebrando as premiações nacionais conquistadas e desejando sucesso aos colegas em suas futuras empreitadas. Em seu discurso, Vera Paixão transmitiu um sentimento de orgulho pela conquista e pela dedicação demonstrada por cada membro da turma.
A presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juíza Fabíola Inocêncio, expressou profunda alegria e deu boas-vindas aos novos(as) magistrados(as). Em suas palavras, ela reconheceu os desafios que aguardam cada um no exercício da magistratura, mas também enalteceu esses desafios como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O procurador Grott, em seu discurso, trouxe à tona citações inspiradoras de Rui Barbosa e Gonçalves Dias, ressaltando a importância da luta, da força e da bravura no enfrentamento dos desafios que permeiam o universo jurídico. Sua fala foi, acima de tudo, um convite à resiliência e à determinação diante das adversidades.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, destacou a relevância do papel dos novos magistrados como guardiões dos direitos fundamentais e, também, como servidores da Justiça. Ele enfatizou a importância de enfrentar os desafios únicos que se apresentam no exercício da magistratura, promovendo a Justiça com sabedoria e imparcialidade.
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO, trouxe uma perspectiva histórica ao discurso, recordando os desafios do pioneirismo enfrentados pelos magistrados, que, como ele, iniciaram sua jornada após a criação do Estado, em 1982. Ele destacou a vanguarda do tribunal, que serve como modelo para outras instituições do país; e enfatizou a importância do conhecimento e domínio da lei no exercício da magistratura. Além disso, ressaltou a relevância da formação oferecida pela Emeron para preparar os novos juízes para os desafios que enfrentarão.
Por fim, o presidente do TJRO, Raduan, encerrou os discursos com uma mensagem inspiradora, na qual destacou a importância da confiança que o cidadão deve ter na justiça e a responsabilidade que isso acarreta para os magistrados(as). Ele exaltou a coragem, dedicação e atenção aos detalhes como virtudes essenciais de um bom juiz; e ressaltou que cada processo, cada parte envolvida, demanda cuidado e imparcialidade.
Ainda com relação ao discurso do presidente da Corte, desembargador Raduan, ele comentou sobre a expressão: “ainda há juízes em Berlim”, enfatizando sua origem histórica e sua aplicabilidade atual, e enalteceu a trajetória de estudos e esforços necessários para ingressar na magistratura. Além disso, ressaltou a importância do compromisso com o serviço público e da sensibilidade para compreender a alma humana, reforçando o papel fundamental dos magistrados como servidores da população e guardiões da justiça.
Ao som do Hino Céus de Rondônia, a solenidade foi encerrada, com momentos de confraternização e parabenização aos novos integrantes do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Confira abaixo a lista dos juízes substitutos empossados:
- Alle Sandra Adorno dos Santos Ferreira
- Bruna Borromeu Teixeira Piraciaba de Carvalho
- Carlos Guilherme Cavalcanti de Albuquerque
- Elaine Cristina Pereira
- Hugo Soares Bertuccini
- Jeferson Antonio Zampier
- João Felipe Tomazini Assis Carvalho
- Marcelo Pimenta Cavalcanti
- Marina Murucci Monteiro
- Muriel Clève Nicolodi
- Pauliane Mezabarba
- Rogério Eduardo Werneck Junior
- Thiago Milhomem de Souza Batista
- Victor de Santana Menezes
- Vinicius de Almeida Ferreira
Assista à transmissão da cerimônia
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (EMERON/UNIR) tem 7 vagas para o público interno do TJRO
As inscrições para o Doutorado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DR/DHJUS) estarão abertas de 1º a 14 de fevereiro, pelo Sistema Sigaa da UNIR. O curso, realizado em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), reserva 7 vagas exclusivas para magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO):
- 5 vagas para magistrados(as)
- 1 vaga para servidor(a)
- 1 vaga para servidor(a) ou magistrado(a) cotista (pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas ou trans)
A seleção inclui análise do projeto de pesquisa e entrevista virtual, com resultado final previsto para 21 de março e início das aulas em 2 de abril.
Magistrados(as) e servidores(as) interessados podem contar com o apoio do Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (CEPEP) da EMERON para dúvidas na elaboração do projeto de pesquisa. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acesse o edital e inscreva-se para aproveitar essa oportunidade de qualificação!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Fonte: TJ RO
-
Brasil5 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia5 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Rondônia5 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Polícia4 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
-
Rondônia5 dias atrás
Fhemeron incentiva doação de sangue nos primeiros dias do ano para garantir abastecimento nos hemocentros, em Rondônia
-
Rondônia5 dias atrás
Decoração “Natal de Luz” no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro