Rondônia

Ação de regularização fundiária realizou 160 atendimentos a produtores de Extrema e região

Rondônia

Ação de regularização fundiária está atendendo produtores de Extrema e região, até esta sexta-feira (13)

O governo de Rondônia está promovendo uma ação de regularização fundiária rural no distrito de Extrema. Desde segunda-feira (9), 160 atendimentos foram realizados, abrangendo produtores das localidades de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia, além de Extrema. A ação, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio e será finalizada nesta sexta-feira (13), às 17h.

A ação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), é resultado da união entre órgãos federal e estaduais. O acordo é fundamental para garantir que mais famílias tenham os direitos reconhecidos, oportunizando um futuro mais próspero e sustentável na região.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, a ação de regularização fundiária que está sendo realizada em Extrema para atender os produtores da localidade e região, é um exemplo de como a união entre governos pode trazer resultados para comunidades rurais. “Com a entrega de documentos como a Certidão de Reconhecimento de Ocupação, os produtores passam a ter mais acesso a crédito e melhores condições de planejamento para suas atividades agrícolas, melhorando a qualidade de vida da família, e uma forma de fixar o homem no campo.”

Produtora Ilda de Oliveira e o filho, moram no lote em Nova Califórnia há 37 anos e aproveitaram a ação

Entre os beneficiados com a ação, está a produtora Ilda de Oliveira, que há 37 anos possui uma pequena propriedade em Nova Califórnia, e finalmente conseguiu dar andamento na regularização da sua terra. A produtora e seu filho, José Sérgio Soares Pedroso, receberam a Certidão de Reconhecimento de Ocupação (CRO), documento essencial que reconhece oficialmente a ocupação da área e possibilita o acesso à financiamentos junto a instituições bancárias, abrindo novas oportunidades para investimentos na propriedade.

O secretário da Sepat, David Inácio, destacou a importância do Acordo de Cooperação Técnica_nº_324/2023, firmado entre o governo de Rondônia e o Incra, que tem sido decisivo na garantia dos direitos fundiários para muitas famílias. “A regularização fundiária oferece segurança jurídica aos produtores, permitindo investimentos mais seguros, a fim de contribuir ao desenvolvimento econômico da região.”

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 

Além do apoio econômico, a ação possui um forte componente ambiental. As equipes da Sepat e Incra estão realizando vistorias para verificar o cumprimento das exigências legais e ambientais por parte dos posseiros.

Segundo o secretário da Sepat, a fiscalização visa garantir que a ocupação das terras esteja de acordo com as normas de preservação ambiental, tornando o processo de regularização fundiária uma ferramenta de proteção ao meio ambiente.

A descentralização dos serviços foi um ponto destacado para a efetividade da ação na ponta do Abunã. Vilmar Biavati, outro produtor da região, também recebeu o CRO da propriedade e expressou gratidão pelo trabalho realizado. “Pequenos produtores locais não teriam condições de ir até Porto Velho para resolver a documentação de suas terras e com a ação pudemos solucionar aqui mesmo”, evidenciou.

A iniciativa do governo de Rondônia e da União, por meio da Plataforma de Governança Territorial (PGT), não só facilita o atendimento de regularização fundiária, mas também busca resolver pendências e agilizar vistorias para emissão de títulos definitivos. Isso garante que mais posseiros da região obtenham a documentação formal de suas terras, um passo essencial para estabilidade e desenvolvimento local.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Publicados

em

As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.

Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

  • Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
  • Higienizar as mãos
  • Cobrir boca e nariz sempre que tossir
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Em caso de sintomas gripais, usar máscara

IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA