Rondônia

Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO

Rondônia

O uso de equipamentos de segurança e respeito a velocidade permitida são orientações dadas aos motociclistas para prevenir sinistros

Com a aproximação das festas de fim de ano, o Departamento Estadual de Trânsito  (Detran-RO) reforça a importância das medidas de segurança no trânsito, principalmente para os motociclistas, que acabam sendo os mais vulneráveis nos sinistros. Dados do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Detran-RO, mostram que em 2024, mais de 9 mil envolvidos em sinistros são condutores ou passageiros de moto. 

Os meses de dezembro e janeiro são historicamente os que mais movimentam as vias urbanas e rodovias por conta das comemorações e viagens, fazendo com que haja um aumento nas probabilidades de sinistros, muitas vezes agravados pelo excesso de velocidade, imprudência e embriaguez, especialmente para os motociclistas, que no ano passado representaram um terço de todos os envolvidos nos sinistros registrados.

Para reverter esse cenário, o Detran-RO tem realizado atividades de educação de trânsito, onde o condutor é conscientizado e ações de fiscalização para reprimir práticas imprudentes. 

Vídeo de sensibilização é apresentado aos condutores em abordagens educativas de trânsito

CALMA, VAI DE BOA!

Realizado pelos educadores de trânsito, a ação alerta os condutores sobre a importância de dirigir dentro da velocidade permitida. Utilizando-se de câmeras com Reconhecimento de Caractere Óptico (OCR), capazes de identificar possíveis restrições no veículo, a exemplo da restrição de roubo ou furto. 

ÁLCOOL X DIREÇÃO

A atividade de educação visa conscientizar os condutores sobre os perigos de misturar bebidas alcoólicas com direção. Na ação, todos os presentes no veículo assistem a um vídeo com um enredo que mostra os impactos dessa combinação perigosa.

RESPEITE MEU ESPAÇO 

A campanha é dedicada ao público mais vulnerável no trânsito. Nesta ação, os educadores orientam pedestres e ciclistas sobre a importância de trafegar, cada um, no local estabelecido. Os condutores de veículos automotores também são orientados a respeitar todos os envolvidos no trânsito, a fim de proporcionar segurança viária.

DUAS RODAS, UMA SÓ VIDA 

Dedicada exclusivamente a abordagem a motociclistas, a ‘Duas Rodas, Uma Só Vida’, trabalha a conscientização e fiscalização de motociclistas que estão pilotando veículos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação é uma iniciativa que visa garantir a segurança no trânsito e preservar a vida de todos os envolvidos.

Segundo o Diretor Geral do Detran-RO, Sandro Rocha, as ações de educação e fiscalização de trânsito acontecem ao longo de todo o ano, mas foram intensificadas neste final de ano, a fim de reduzir sinistros e salvar vidas. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA