Agronegócio
“Antes eu queria parar. Hoje tenho vontade de ampliar.” Horticultor vê transformação em estufa com chegada do SENAR/MS
Agronegócio
Sivaldo pensava em desistir da atividade antes da chegada da Assistência Técnica e Gerencial.
Com dificuldades na produção de folhosas, o produtor rural Sivaldo Cavalcanti, do município de Dourados, pensava em desistir da atividade quando passou a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura do Senar/MS. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.
“A gente tinha dificuldade para tudo. Não produzia com o mesmo rendimento que hoje. A gente plantava 100 e colhia 80. Hoje a gente planta 100 e colhe 99, 100%. Principalmente a alface”, relata o produtor.
Orientações no manejo, novas tecnologias e gerenciamento profissional da propriedade foram alguns dos pontos sugeridos pelo técnico de campo do Senar/MS.
“Mudamos o sistema de bancada. Colocamos em caixa individual. Mudamos também o sistema de plantio de coentro. Até para produzir também diminuiu bastante o custo de produção, porque a gente gastava mais para produzir”.
Com as melhorias, o pensamento de desistir da atividade se transformou no plano de ampliar a estufa.
“Antes eu queria parar. Hoje eu tenho vontade de ampliar. Comecei sozinho e depois que o Senar chegou aqui com o técnico e foi me ajudando. O que ele pediu, a gente foi acreditando e teve a transformação”, finaliza.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre Horticultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu
Agronegócio
MS dá prazo para declaração da área plantada de soja
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro próximo para declarar as áreas plantadas com soja da safra 2024/25. A obrigatoriedade foi reforçada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que destacou a importância do cadastro no combate à ferrugem asiática, a principal ameaça à cultura da soja no Brasil.
Neste ciclo, a área plantada com soja no estado deve crescer 6,8% em comparação à safra anterior, alcançando 4,501 milhões de hectares, de acordo com dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare, com expectativa de produção total de 13,977 milhões de toneladas, baseada na média dos últimos cinco anos.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou a gravidade da ferrugem asiática, que pode causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou Ingold. A medida também complementa o calendário fitossanitário e o período de vazio sanitário, ambos essenciais para prevenir a propagação da doença.
A semeadura da soja no Mato Grosso do Sul teve início em 16 de setembro e segue até 31 de dezembro, respeitando o calendário estabelecido para garantir a sanidade da lavoura. Esse planejamento permite que os produtores mantenham altos índices de produtividade e reduzam os riscos de perdas causadas por pragas e doenças.
O cadastro da área plantada não é apenas uma exigência burocrática, mas também uma ferramenta estratégica para o agronegócio de Mato Grosso do Sul. Além de contribuir para a proteção das lavouras, ele permite um monitoramento mais eficiente por parte das autoridades e fortalece o setor como um todo. Os agricultores interessados podem realizar a declaração de forma simples e gratuita no site da Iagro.
Com o crescimento na área plantada e perspectivas positivas para a produção, o estado reafirma sua relevância no cenário nacional e internacional da soja. A colaboração entre produtores e entidades é essencial para manter a competitividade e enfrentar os desafios do setor.
Para fazer sua declaração clique aqui
Fonte: Pensar Agro
-
Esporte6 dias atrás
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
-
Esporte6 dias atrás
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
-
Rondônia6 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Rondônia5 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Rondônia5 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Agronegócio5 dias atrás
Autorizado plantio em fazenda embargada pelo Ibama no Matopiba
-
Rondônia5 dias atrás
Decreto regulamenta calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
-
Rondônia6 dias atrás
Calcário dolomítico é entregue pelo governo de RO a produtores rurais e comunidade indígena da região da Zona da Mata