Rondônia

Atividades interativas do Detran-RO são desenvolvidas com projeto de educação no trânsito na Escola Dom Pedro II

Rondônia

Alunos do Colégio Dom Pedro II, em Porto Velho, participaram do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito

Nesta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) fez o encerramento do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito, com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Militar Dom Pedro II, em Porto Velho. O evento visa promover a educação e conscientização no trânsito em Rondônia.

Para o governador do estado, Marcos Rocha, o projeto é fundamental para a construção de um trânsito mais seguro. “Essa ação visa promover a conscientização dos estudantes desde cedo, formando cidadãos responsáveis no trânsito”, salientou.

Simulando veículos no trânsito, alunos aprenderam sobre comportamento seguros

O diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Welton Roney explicou que, o Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito é parte das iniciativas do Detran-RO. Com o tema “O papel dos pedestres – um dos personagens mais vulneráveis no trânsito”, servidores da EPTran reforçaram conceitos essenciais de segurança:

  • Uso correto do cinto de segurança;
  • Importância da obediência à sinalização de trânsito, destacando a semafórica;
  • Uso adequado da faixa de pedestres.

Foram realizadas apresentações de teatro de bonecos e simulações práticas, a exemplo dos passageiros dos carrinhos, nas quais os estudantes fizeram uso do cinto de segurança a fim de reforçar a importância de seguir as regras de segurança em todas as situações.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que, o projeto é uma oportunidade para que nossas crianças aprendam sobre segurança no trânsito, transformando-se em multiplicadores de conhecimento para suas famílias e comunidade. “Educando nossos alunos, fortalecemos a cultura de respeito e responsabilidade no trânsito.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Cuidados com a saúde mental durante mês alusivo ao Janeiro Branco é alertado à população

Publicados

em

No CAPS são oferecidos serviços e acompanhamento na área de saúde mental, gratuitamente

O mês da campanha Janeiro Branco é destinado para reflexão sobre as emoções, e cuidar da saúde mental, com a mesma dedicação que se dá à saúde física. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa como o usuário pode se direcionar para ser atendido na rede de saúde mental. Com o objetivo de conscientizar a população e garantir o acesso a atenção mental, a secretaria enfatiza a relevância do manter o cuidado contínuo neste segmento.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a importância da campanha. “Este mês nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. A gestão oferece serviços de atendimento e acompanhamento para toda a população. Pedir apoio e cuidar da mente é um ato de coragem”, pontuou.

Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia da covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ONDE BUSCAR AJUDA?

Para o usuário do SUS que deseja atendimento na área da saúde mental, basta se direcionar primeiramente à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a partir disso, é feita a regulação e o encaminhamento aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

CAPS MADEIRA MAMORÉ

Promove cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre eles a esquizofrenia, podem receber atendimento especializado na unidade.

Os serviços disponibilizados:

  • Atendimento psiquiátrico;
  • Plantão psicológico;
  • Avaliação em saúde mental;
  • Atendimento multiprofissional em saúde mental;
  • Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
  • Visitas domiciliares a pacientes graves; e
  • Matriciamento às equipes de saúde.

O Caps é localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, Bairro São Cristóvão, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA