Política
Audiência pública no Centrer comemora os 47 anos da Emater
Política
Follador diz que a empresa está abandonada pelo poder público…
Para marcar os 47 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), o deputado Adelino Follador (DEM) está preparando para dia 31 de agosto, às 9h, uma homenagem aos extensionistas e servidores da empresa, com a realização de uma audiência pública na sede do Centro de Treinamento (Centrer) em Ouro Preto do Oeste.
O deputado, que além de agente público, carrega uma história de luta e pioneirismo como produtor rural e defensor do setor produtivo primário, como alternativa econômica para o Estado de Rondônia, disse ao defender a realização da audiência pública, que é preciso reconhecer o esforço e a dedicação dos técnicos, extensionistas e dos servidores da Emater. Para o deputado é preciso lutar pela retomada dos grandes projetos, que sob sua gestão e coordenação, elevaram a imagem do Estado de Rondônia como importante produtor de grãos e carne do País, e um modelo no desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo Adelino Follador, esses motivos justificam plenamente sua iniciativa de propor a realização da audiência pública, para discutir com quem faz a Emater, a situação da empresa, que segundo ele, está abandonada pelo Poder Público. A Emater carece de uma reestruturação, capaz de recolocá-la no rumo, com meios e recursos para seus projetos e apoio aos servidores, de modo que atenda ao fim para o qual foi criada.
O deputado fez o convite a todos os servidores da Emater para que participem da audiência pública, e dê sua colaboração para reerguer a empresa, de modo que ela possa voltar a ser a referência da agricultura rondoniense, em especial, dos pequenos produtores que dependem exclusivamente dela para orientação e elaboração de seus projetos.
História
O serviço de extensão rural de Rondônia foi criado em 31 de agosto de 1971 como Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia (ACAR), integrante da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR), nos moldes de uma entidade educativa e sem fins lucrativos, mas com a grande missão de promover a extensão rural no Território Federal de Rondônia.
Com um histórico de realização fantástico no desenvolvimento do Estado de Rondônia, na formação de uma cultura agrícola de resultado, e de caráter fundamental na colonização do Estado. A Emater atualmente é uma empresa pública, de prestação de serviços públicos, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia jurídica, administrativa, orçamentária e financeira, integrante da administração indireta do Estado de Rondônia. Para Follador, esta condição de empresa pública da Emater é que justifica sua luta em sua defesa como um bem da coletividade, e também de seus servidores.
Resta de sua missão fim um modelo de empresa menos usual focada em planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural, de acordo com as políticas de ação dos governos Federal, Estadual e Municipais. A empresa visa a socialização de conhecimentos de natureza técnica, econômica, social e ambiental, e ainda, a prestação de assistência técnica para o aumento da produção e produtividade agrícolas, de caráter sustentável, e à melhoria das condições de vida no meio rural do Estado, estimulando a produção e a geração de renda.
Polícia
PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
-
Brasil7 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia7 dias atrás
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Feiras do agronegócio em 2025: oportunidades para inovação e crescimento do setor
-
Rondônia7 dias atrás
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
-
Agronegócio6 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio7 dias atrás
Publicação prevê um ano incrível para o agronegócio brasileiro
-
Agronegócio5 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio6 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio