Rondônia
Comitê discute elaboração de cartilha de fortalecimento das políticas públicas para juventude
Rondônia
Tudo que o jovem vislumbra, seus direitos e deveres, estará na cartilha elaborada pelo Comitê Estadual para a Política de Juventude no Estado de Rondônia (COEJUV). No dia 30 de março, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) pretende entregá-la, celebrando assim o Dia Mundial da Juventude. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 14, pelo coordenador estadual de juventude, Gabriel Barbosa, durante reunião com representantes de órgãos estaduais.
Da obtenção de um simples documento a diversas ações conjuntas de secretarias e superintendências serão levadas às zonas urbanas e rurais do Estado. O gestor da Sejucel, Jobson Bandeira, está satisfeito com a reativação do comitê. “A comissão coleta informações de tudo o que já ocorre em Rondônia e que possa também atender ao jovem; várias secretarias desenvolvem programas de interesse do comitê, entretanto, precisamos sair da forma isolada e oferecer um trabalho conjunto”, enfatizou.
Entre as competências do COEJUV estão: subsidiar a formulação, gestão e monitoramento da Política Estadual de Juventude, de acordo com deliberações das Conferências Estadual e Nacional; atualizar e regulamentar o Estatuto Estadual da Juventude; elaborar o Plano Estadual de Juventude; monitorar e propor encaminhamentos para as demandas recebidas dos movimentos juvenis pelo Governo de Rondônia e publicar relatório com balanço anual sobre programas, projetos e ações no âmbito do Governo voltados direta ou indiretamente para juventude.
Segundo o superintendente, a somatória de forças dessas unidades governamentais apontará ao jovem os caminhos. “Estamos elaborando um caderno, um portifólio que mostrará às prefeituras o que o Estado oferece à população e de que maneira o jovem também se incluirá para usufruir dos recursos disponíveis.
“O jovem tem pressa, tem expectativas, nós queremos sair do papel e consolidar com urgência o que debatemos aqui nesta reunião, desde as ações do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) à educação ambiental, esportes e lazer”, disse o coordenador Gabriel Barbosa.
Sávio Pessoa Frazão, membro do comitê, enfatizou a importância da reunião: “São órgãos, secretarias e superintendências unidas mostrando o que pode fazer pelo jovem exatamente naquilo que o comitê está buscando: o alinhamento de ações que cheguem ao máximo conhecimento dele, e a cartilha é uma delas”.
“O Idep já conseguiu alcançar todos os municípios rondonienses, seja presencialmente ou por meio remoto”, anunciou a diretora da Escola Técnica Estadual em Porto Velho (Etec), Sylvana Ventura.
Segundo a diretora da Etec, além dos percursos ao longo da BR-364, cursos técnicos foram levados em escolas móveis para atender a juventude fora do eixo rodoviário, notadamente às regiões do Abunã e Baixo Madeira.
Conforme explica Sylvana, essas escolas têm o diferencial tecnológico em infraestrutura para cursos e laboratórios, e o indispensável espaço make, criado na pandemia para comercializar, a preços populares, diversos itens de marcas famosas para maquiagem.
“O jovem encontra hoje a maneira de se qualificar para buscar uma empresa, ou se requalificar para se manter no emprego”, assegurou a diretora.
Ela acredita que 2022 deverá superar o êxito de 2021, especialmente pelo papel do comitê: “A articulação de todos é muito importante para dar mais visibilidade às ações voltadas para a juventude”, ela comentou.
“Felizmente, o Idep é atualmente prioridade, o Governo do Estado lhe apoia com políticas públicas voltadas para cursos profissionalizantes; todos sabem que essa educação faz a diferença, porque somente 20% dos jovens conseguem ingressar na universidade”, lembrou.
Filipe Magdiel, representando a Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), disse que o distanciamento social imposto pela pandemia afastou o jovem das ações governamentais. “Por essa razão, a cartilha é fruto da união dos jovens para conhecer todas as políticas públicas que possam facilitar o seu acesso a diversos recursos, principalmente os baixa renda”, explicou.
Rondônia
Cuidados com a saúde mental durante mês alusivo ao Janeiro Branco é alertado à população
O mês da campanha Janeiro Branco é destinado para reflexão sobre as emoções, e cuidar da saúde mental, com a mesma dedicação que se dá à saúde física. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa como o usuário pode se direcionar para ser atendido na rede de saúde mental. Com o objetivo de conscientizar a população e garantir o acesso a atenção mental, a secretaria enfatiza a relevância do manter o cuidado contínuo neste segmento.
O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a importância da campanha. “Este mês nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. A gestão oferece serviços de atendimento e acompanhamento para toda a população. Pedir apoio e cuidar da mente é um ato de coragem”, pontuou.
Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia da covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
ONDE BUSCAR AJUDA?
Para o usuário do SUS que deseja atendimento na área da saúde mental, basta se direcionar primeiramente à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a partir disso, é feita a regulação e o encaminhamento aos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
CAPS MADEIRA MAMORÉ
Promove cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre eles a esquizofrenia, podem receber atendimento especializado na unidade.
Os serviços disponibilizados:
- Atendimento psiquiátrico;
- Plantão psicológico;
- Avaliação em saúde mental;
- Atendimento multiprofissional em saúde mental;
- Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
- Visitas domiciliares a pacientes graves; e
- Matriciamento às equipes de saúde.
O Caps é localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, Bairro São Cristóvão, com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Polícia7 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas