Rondônia

Destaque das Ações do governo de RO de 9 a 13 de setembro

Rondônia

A Operação Temporã entrou em sua segunda fase, com atuação na Estação Ecológica Soldado da Borracha

O governo de Rondônia continua atuando intensamente no combate aos incêndios florestais em todo estado, através da “Operação Temporã”, que entrou na segunda-feira (9), em sua segunda fase. Além do controle e combate às queimadas, o governo está trabalhando no enfrentamento à crise hídrica, com a distribuição de água potável para comunidades do Baixo Madeira e fez recomendações à saúde dos rondonienses neste período de estiagem intensa. Confira esses e outros destaques das ações realizadas pelo governo de Rondônia nesta segunda semana de setembro.

  • OPERAÇÃO TEMPORÃ II

Atuação é essencial para garantir a segurança das comunidades locais

Com o objetivo de enfrentar incêndios criminosos de grandes proporções na Estação Ecológica Soldado da Borracha, o governo de Rondônia continua atuando no combate ao fogo, na segunda fase da “Operação Temporã”, que iniciou na segunda-feira (9). Esta fase é parte de um esforço mais amplo, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em parceria com diversos órgãos, e visa dar continuidade ao trabalho já realizado pela “Operação Temporã”.

Matéria na íntegra 

  • ÁGUA POTÁVEL

O governo de Rondônia iniciou na segunda-feira (9), por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Defesa Civil, a distribuição de água potável para 208 famílias residentes em localidades com maior escassez de água, no entorno do Rio Madeira, região de Porto Velho. A primeira comunidade beneficiada foi a Brasileiro. Na terça (10) e quarta-feira (11), foram atendidos moradores de Bom Será e Cujubim Grande, respectivamente.

Matéria na íntegra 

  • AMBIENTE E SAÚDE

Foram propostas soluções para garantir a segurança dos estudantes e o cumprimento da carga horária escolar

Com o objetivo de resguardar a integridade física dos estudantes e servidores da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia, o governo do estado suspendeu, temporariamente, conforme orienta  o  Decreto nº 29.434, todas as atividades escolares ao ar livre, como a prática de educação física, passeios e projetos que envolvam participação em ambientes externos, bem como estabeleceu a diminuição da carga horária das escolas estaduais do Baixo Madeira.

Matéria na íntegra

  • NOTA TÉCNICA

Diante dos efeitos da poluição atmosférica, causados pelas queimadas, que representam um alerta à saúde pública devido ao acréscimo de doenças respiratórias e outros agravos, o governo de Rondônia está implementando estratégias, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para orientar a população e os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários nesta época do ano. A Nota Técnica nº 42/2024, elaborada pela Assessoria Técnica (Astec) da Sesau, apresenta dados sobre internações entre os anos de 2022 e 2024.

Matéria na íntegra 

  • PARQUE ESTADUAL GUAJARÁ-MIRIM

A expressão popular que diz: “onde há fumaça há fogo”, é seguida à risca pelas equipes que vêm executando as ações feitas no Parque Estadual Guajará-Mirim, dando prosseguimento aos trabalhos desenvolvidos pelo governo de Rondônia no combate às queimadas, e para preservar o meio ambiente. O trabalho faz parte da primeira fase da “Operação Temporã”, que visa cessar as chamas, e tem sido a missão diária na região, com atuação para busca de pontos de reignição, ou seja, fagulhas que podem provocar o reinício de incêndio em locais já combatidos.

Matéria na íntegra 

  • REDUÇÃO DE DESMATAMENTO

Monitoramento em imagens de satélite indicam desmatamento zero, no período de janeiro a maio de 2024

O governo de Rondônia realizou há pouco mais de um ano, a Operação Mapinguari, com a inédita retirada de invasores do Parque Estadual Guajará-Mirim. O feito deu início a um período de fiscalizações que resultou em desmatamento zero, no período de janeiro a maio de 2024, conforme monitoramento em imagens de satélite e plataformas de navegação oficiais do país. O cenário mudou com a estiagem prolongada e o aumento de focos de incêndios neste período, e o governo vem respondendo prontamente à situação, com duas operações ativas.

Matéria na íntegra 

  • ORIENTAÇÕES DE SAÚDE

Em resposta ao cenário de queimadas e os impactos na situação respiratória da população, o governo de Rondônia publicou o Decreto nº 29.434, com recomendações para ajudar os rondonienses a enfrentarem este período de estiagem severa, entre as medidas está a orientação de manter portas e janelas fechadas em períodos de alta concentração de fumaça. A iniciativa ajuda a evitar a exposição à fumaça, e assim contribui à proteção da saúde, uma vez que a inalação de poluentes pode trazer complicações respiratórias, especialmente, em grupos vulneráveis, como idosos e crianças.

Matéria na íntegra 

  • PROTEÇÃO AMBIENTAL

Com o objetivo de fortalecer a preservação ambiental em Rondônia, desde 2022, o governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado (Diof) a Instrução Normativa nº 69/2022/GAB/CRE, que regulamenta a não concessão de inscrição estadual, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), para o exercício de atividades agropecuárias em áreas de preservação ambiental. A medida foi efetivada à proteção desses territórios.

Matéria na íntegra 

  • AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Ações envolvem palestras em escolas, pits tops educativos e panfletagem

Em meio a um período crítico de estiagem, quando o risco de queimadas e incêndios florestais aumenta consideravelmente, as ações de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente tornam-se, ainda mais urgentes, e necessárias. Com o intuito de fortalecer o combate aos ilícitos ambientais, o governo de Rondônia realizou, no município de Candeias do Jamari e nos distritos de Nova Samuel e Triunfo, atividades voltadas ao combate às queimadas rurais e urbanas, na quarta (11) e quinta-feira (12).

Matéria na íntegra 

  • CUIDADOS COM A SAÚDE

Diante do período de estiagem, o governo de Rondônia reforça as recomendações para que a população adote medidas preventivas. O Boletim Informativo VIGIAR nº 4, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde em Rondônia (Agevisa/RO), reforça a necessidade de vigilância e cuidados redobrados, especialmente para grupos mais vulneráveis.

Matéria na íntegra 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Publicados

em

As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenham as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.

Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

  • Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
  • Higienizar as mãos
  • Cobrir boca e nariz sempre que tossir
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Em caso de sintomas gripais, usar máscara

IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Apesar de mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa/RO.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agevisa/RO, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA