Rondônia

Destaques das ações do governo de RO de 28 de outubro a 1° de novembro

Rondônia

O Projeto de Manejo tem atuado para mitigar os impactos da proliferação da espécie fora de sua área natural

Rondônia tem avançado com diversas frentes de trabalho, a exemplo do projeto de manejo do Pirarucu para preservar o meio ambiente; na área de saúde, oferecendo reconstrução mamária para pacientes de câncer. E ainda, preparação dos estudantes para o Enem 2024; o governo recebeu representantes da Embaixada da Argentina para fortalecer laços comerciais. Essas e outras ações marcam a semana do governo do Estado.

  • MANEJO DO PIRARUCU

Com o intuito de sanar um problema ambiental e gerar renda extra às comunidades tradicionais quilombolas e extrativistas, o governo de Rondônia desenvolve desde 2022, o projeto de Manejo de Controle do Pirarucu (Arapaima gigas) em Unidades de Conservação no estado. A iniciativa da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da atuação de biólogos e especialistas, tem atuado para mitigar os impactos da proliferação da espécie fora de sua área natural.  Embora seja uma espécie ameaçada de extinção em suas áreas de origem, a presença e proliferação da espécie fora da sua área natural gera desequilíbrio ambiental.

Matéria na íntegra

  • RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

A reconstrução mamária é uma etapa fundamental no tratamento do câncer de mama, especialmente para pacientes que passaram por mastectomias totais ou parciais. Essa técnica, além de restabelecer a autoestima das pacientes, contribui ao resgate da feminilidade e preservação da autoimagem, aspectos essenciais no processo de recuperação física e psicológica. Esse trabalho é realizado em duas unidades credenciadas pelo estado de Rondônia. Uma delas é a unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que é a unidade de referência e beneficia pacientes de todo o estado, incluindo aquelas encaminhadas pelo Hospital do Amor.

Matéria na íntegra

Aulas são de técnicas para desenvolvimento da redação

  • AULÕES ENEM 2024

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação (Super) de Ariquemes, intensifica os aulões de redação nas escolas estaduais da região. As aulas têm como objetivo preparar alunos do 3º ano do ensino médio para o Enem e Saero. Durante os encontros, estudantes aprenderam técnicas para desenvolvimento de uma redação coesa e coerente, habilidades fundamentais para alcançar boas notas na prova de redação.

Matéria na íntegra

  • EMBAIXADA DA ARGENTINA

Com o intuito de estreitar laços comerciais e culturais entre Rondônia e Argentina, o governo de Rondônia recebeu na quarta-feira (30), a visita do conselheiro agrícola Javier Dufourquet e do Secretário Joaquín Coniglio, representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. A visita foi uma oportunidade para discutir novas possibilidades de cooperação, especialmente nas áreas de maquinário agrícola e produtos alimentares, segmentos nos quais a Argentina tem forte interesse em expandir sua presença no estado.

Matéria na íntegra

Formulário de inscrição está no portal da Seduc

  • CHAMADA ESCOLAR 2025

O governo de Rondônia abriu nesta sexta-feira (1º) de novembro, a Chamada Escolar Pública Online para o ano letivo de 2025, direcionada a estudantes que estão fora das salas de aula e desejam retornar à Rede Pública Estadual de Ensino. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, se estende até dia 30 de novembro, e tem como finalidade promover o ingresso desses alunos no ensino regular. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição diretamente pelo portal da Seduc.

Matéria na íntegra

  • POLÍTICA PÚBLICA À MULHER

Com o objetivo de promover e apoiar ações estratégicas de intervenção dos profissionais que atuam na proteção e atendimento à mulher em situação de violência, o governo do estado realizou na quarta-feira (30), por meio da Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a abertura da 4ª Capacitação do programa estadual Mulher Protegida. No evento, a promotora de Justiça, Tânia Garcia, parabenizou o governo pela estruturação da política de apoio às mulheres e o anúncio do reforço da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) para que a violência seja enfrentada e superada com mais rapidez.

Matéria na íntegra

Reforma amplia a capacidade de atendimentos cirúrgicos

  • HOSPITAL DE BASE

O mês de outubro encerrou com a reforma do centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, ampliando a capacidade de atendimentos cirúrgicos. Com a modernização, o centro cirúrgico conta com 12 salas de cirurgias, totalmente equipadas para procedimentos de alta complexidade. A reforma, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), faz parte de uma série de ações para reduzir a fila de espera e agilizar o atendimento em especialidades como ortopedia, urologia, pediatria e cirurgia geral.

Matéria na íntegra

  • SISTEMA PRISIONAL

Quase 3.200 internos participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL), nos dias 29 e 30 de outubro, em todo o estado. Rondônia supera número de edições anteriores, e vem em uma crescente anual de participantes no Encceja PPL, que objetiva certificar os internos que alcançam nota mínima nos ensinos fundamental e médio. Esse resultado é reflexo das ações de reinserção social por meio da educação, promovidas pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Matéria na íntegra

  • PESCA ESPORTIVA

A penúltima etapa do Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia”, realizada nos dias 26 e 27 de outubro em Pimenteiras do Oeste, superou as expectativas dos organizadores, atraindo um público que movimentou a economia local. O evento contou com a participação de 82 equipes inscritas, totalizando 242 competidores. Organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur).

Matéria na íntegra

  • Medalha do Mérito Casa Militar

    MEDALHAS DO MÉRITO

A valorização do esforço conjunto da sociedade rondoniense para tornar Rondônia o melhor estado para viver e trabalhar do Brasil, foi enaltecida pelo governo de Rondônia, na quarta-feira (30), com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Casa Militar a diversas autoridades, no auditório do Edifício Pacaás Novos, complexo do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A Medalha do Mérito Casa Militar destina-se a condecorar personalidades, instituições civis e militares, policiais civis e militares, como reconhecimento às ações meritórias ou valiosos serviços praticados em prol da Casa Militar e segurança pública do estado de Rondônia.

Matéria na íntegra 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA