Rondônia

Detran Rondônia destaca serviços oferecidos ao cidadão de forma on-line durante o período de carnaval

Rondônia


A CRLV é um documento de porte obrigatório, e sua versão digital tem validade jurídica

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) orienta seus usuários sobre os serviços oferecidos de forma online, onde o cidadão tem acesso a diversas informações como débitos, impressão de taxas, emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que comprova o licenciamento anual, entre outros serviços que o usuário pode executar de onde ele estiver, basta um computador ou celular com internet.

O diretor geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que a autarquia fez investimentos tecnológicos em virtude da pandemia da covid-19 para oferecer ao cidadão serviços online, onde pudesse ser atendido da sua casa, da sua empresa, com maior segurança sem gerar aglomerações nas unidades do Detran Rondônia.

Para acessar os serviços online, basta entrar na página do Detran Rondônia https://www.detran.ro.gov.br/ no ícone – Central de Serviços e poderá baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) digital e impresso, “o documento agora está sendo impresso no papel sulfite A-4, o papel moeda não existe mais, deixou de ser obrigatório”, afirmou Paulo Higo.

A Central também oferece serviços para Pessoa Jurídica, por meio de um cadastro da empresa, associando uma pessoa indicada para ser responsável pelo acesso, tendo informações como débitos, impressão de taxas, baixa do CRLV e da frota.

Na página do Detran o usuário vai ter acesso também Carta de Serviços online https://www.detran.ro.gov.br/2020/02/detran-rondonia-disponibiliza-carta-de-servicos-ao-cidadao/, um mecanismo com os principais serviços à sociedade, atendendo a Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011. Com isso, os serviços virtuais passaram a ser bastante procurados por usuários.

O Detran disponibilizou ainda o Sistema de Agendamento Online, importante ferramenta para o atendimento ao cidadão, permitindo que o próprio usuário faça o agendamento para os serviços que busca de forma presencial nas unidades do Detran em todo o Estado.

Contamos ainda com a Central de Serviços Despachantes, onde por meio de um cadastro, os despachantes podem emitir e fazer homologação dos serviços e a Central de Vistorias Eletrônicas, que permite a realização de vistorias veiculares, além do leilão online.

O CRLV é um documento de porte obrigatório, onde constam além das características do veículo, registro do proprietário, o CRLV informa também sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e ano em exercício, pois é atualizado anualmente. Sua versão digital tem a mesma validade jurídica.

O CRLV digital somente é expedido após a quitação dos débitos relativos ao veículo. São eles tributos, encargos e multas de trânsito.

Como imprimir o CRLV

Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples. Pois, ele pode ser feito pelo Portal de Serviços do Detran-RO, no site https://centralservicos

Para realizar o cadastro, digite seu CPF, e-mail, Registro Geral (RG), telefone e crie uma senha. Após este cadastro, realize o login.

Após o login e clique em meus veículos.

Nessa etapa, aparecerão os veículos de sua propriedade. Por fim, você deverá clicar no qual quer imprimir o documento.

Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital. Automaticamente será baixada a versão em PDF do CRLV que é possível imprimir.

Passo a passo para instalação da CRLV digital no celular

Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Efetue o cadastro inserindo o CPF.

Depois de realizado o cadastro, você deve escolher o documento digital para incluir. Clique na opção CRLV Digital.

Em seguida, digite o número do Renavam.

Na sequência, você deverá digitar o código de segurança do CRV. E depois, clicar em OK.

Por fim, após o preenchimento dos campos, clique no botão “INCLUIR”.

Pronto! Agora você já pode acessar o documento através do smartphone.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA